![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/aplicativo-de-alerta-cheias-itajai.jpg)
A Defesa Civil de Itajaí e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí) trabalham em parceria em um projeto destinado à segurança da população diante de desastres naturais. Entre as novidades, um plano de redução de riscos e a criação de um aplicativo de alerta para cheias.
![Imagem mostra reunião de planejamento para aplicativo de alerta para cheias](https://static.ndmais.com.br/2025/02/univali-e-prefeitura-de-itajai-se-juntam-para-criacao-de-plano-e-aplicativo-de-alerta-para-enchentes-800x449.jpg)
Encontro reuniu representantes de vários órgãos na última sexta-feira (31) – Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí/ND
Na última sexta-feira (31), um encontro que reuniu também representantes do INIS (Instituto Itajaí Sustentável) e da Secretaria Municipal de Tecnologias, teve como foco discutir os detalhes para a elaboração do projeto.
Nesse encontro, a principal pauta foi estruturar um conjunto de iniciativas voltadas à segurança da população, definindo estratégias para a elaboração do diagnóstico socioambiental e do plano de redução de riscos.
O diagnóstico socioambiental será um estudo técnico detalhado que avaliará a situação das comunidades e propriedades de Itajaí. Essa análise permitirá identificar problemas e fornecer subsídios para a tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento urbano seguro.
Plano de Redução de Riscos e aplicativo de alerta
Já o PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos) permitirá que a Defesa Civil atue de forma planejada e eficiente, fortalecendo a resiliência do município e das comunidades locais.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/aplicativo-de-alerta-cheias-itajai-800x450.jpg)
Ainda não há previsão para lançamento do plano – Foto: Reprodução/ND
O aplicativo de previsão de cheias, uma inovação significativa, utilizará dados coletados ao longo do rio e informações de institutos de meteorologia para fornecer previsões rápidas e acessíveis à população.
Com isso, os cidadãos poderão se preparar com antecedência para eventuais enchentes, minimizando os impactos desses eventos. Ainda não há previsão de quando será lançado.
“A aplicação de tecnologia e conhecimento acadêmico-científico, aliada a ferramentas de planejamento estratégico, visa assegurar que as melhores medidas sejam tomadas diante dos desafios impostos pelas cheias e outros desastres naturais”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, coronel Mocellin.