
Moradores de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, gravaram vídeos onde vários papagaios aparecem voando e pousando em árvores no bairro Santa Regina.

Em registro feito por moradora, seis papagaios chegam a aparecer em árvore – Foto: Reprodução
Os registros foram enviados à NDTV Record com um pedido para que os “viajantes” fossem respeitados e para que a população não os capturasse. “Todas as manhãs eles vêm em bando e está aumentando”, diz a telespectadora.
Vídeo mostra bando de papagaios em Itajaí – Vídeo: Reprodução
Papagaios migraram?
O portal ND Mais falou com o biólogo, pesquisador e educador ambiental Cristiano Voitina para entender o motivo do aparecimento dessas aves e se, de fato, estão migrando para a região.
“Essa ave não é nativa daqui de Santa Catarina, ela é mais do Cerrado. O que acontece? Essas aves aí são de soltura ou de escape. Elas estão se adaptando aqui. Tem um bando grande em Florianópolis e tem um ‘bandinho’ que eu já vi aí nessa região de Ilhota e Gaspar”, inicia.
Desmatamento
Cristiano explica que o contínuo desmatamento pode ter atraído a espécie, visto que papagaios verdadeiros costumam a ficar em ambientes mais abertos, com vegetação espaça.
“Conforme o desmatamento e alteração do ambiente natural, algumas espécies se beneficiam disso. O papagaio verdadeiro não é da mata fechada, ele é mais do Cerrado, que é semi-aberto, com vegetação mais espaças. E eles estão se adaptando, estão ocupando um novo habitat para eles”, explica.
“É interessante vê-los aqui, só que pensando ambientalmente não é legal, porque eles estão ocupando o espaço dos papagaios que existem aqui em Santa Catarina”, finaliza.
Entre as espécies catarinenses, estão: papagaio-de-peito-roxo, papagaio-charão e a maitaca-verde, todos da família dos psitacídeos.
Assista outro vídeo feito pela moradora
Moradora se deslumbrou com as aves – Vídeo: Reprodução