Como o TikTok está transformando o mercado literário e movimenta a Bienal do Rio; veja os livros que bombaram no BookTok


Plataforma de vídeos curtos influencia decisões editoriais, impulsiona vendas e revela novos autores. A hashtag #BookTokBrasil já soma bilhões de visualizações e mudou o comportamento de leitores e livrarias. Bienal do Livro surfa na onda do ‘BookTok’ e prepara programação para nova geração
O TikTok deixou de ser apenas uma rede de vídeos curtos para se tornar uma das maiores vitrines da literatura contemporânea. No Brasil, o fenômeno conhecido como BookTok tem impactado diretamente o mercado editorial, influenciando decisões de tiragem, estratégias de marketing e até a disposição de livros nas livrarias físicas.
O fenômeno também está ajudando a movimentar a Bienal do Rio e a própria plataforma de vídeos curtos é um dos patrocinadores do evento que vai até a semana que vem.
A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e 2,5 bilhões de visualizações, consolidando uma comunidade que transforma leitores em influenciadores e livros em best-sellers.
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Segundo Carol Baracat, Diretora de Marketing Integrado do TikTok, o crescimento do BookTok no Brasil é um reflexo da força da comunidade leitora na plataforma.
“A comunidade BookTok é uma das maiores que temos, impulsionada pela paixão dos usuários pelos livros e pela criatividade da comunidade. Além de incentivar o hábito da leitura, é uma forma de descobrir novos autores e livros, impulsionar a descoberta de talentos e também redescobrir clássicos da literatura”, afirma Carol.
O impacto do BookTok em números
O TikTok tem observado um aumento significativo na criação e no consumo de conteúdo literário na plataforma. De acordo com a plataforma, os dados mais recentes sobre o alcance dessa comunidade no Brasil são impressionantes:
Aumento nas publicações: De dezembro de 2024 até maio de 2025, houve um aumento de 28% em publicações no Brasil com as hashtags #BookTok ou #BookTokBrasil.
Volume de vídeos: Do começo do ano até maio, foram mais de 980 mil publicações relacionadas a BookTok no Brasil, uma média de mais de 40 mil vídeos por semana.
Buscas por livros: As buscas relacionadas a livros no TikTok no Brasil dobraram nos últimos seis meses em relação aos seis meses anteriores.
Visualizações no Brasil: A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e, durante o ano passado, somou 2,5 bilhões de visualizações.
Alcance global: Globalmente, são mais de 60 milhões de publicações sobre BookTok na plataforma.
Carol Baracat destacou que o TikTok tem ultrapassado as barreiras digitais e influenciado diretamente o comportamento de compra dos leitores.
“Percebemos que quando um livro começa a ser muito comentado na plataforma, ele passa para a lista de mais vendidos”, explica.
Um exemplo emblemático foi o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que viralizou após um vídeo da criadora norte-americana Courtney Novak e se tornou o livro mais vendido em uma plataforma de vendas nos Estados Unidos, na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha, no ano passado.
Livro de Machado de Assis faz americana viralizar no TikTok
Além disso, o TikTok tem investido em ações para fortalecer a comunidade literária. A empresa esteve presente em eventos como o Prêmio Jabuti e, no ano passado, realizou a “Livraria dos Mais Assistidos do TikTok”, que distribuiu milhares de livros gratuitamente na Avenida Paulista, em São Paulo, durante sete dias.
Este ano, o TikTok é um dos principais patrocinadores da Bienal do Livro Rio, trazendo a novidade da “Pré-estreia: Bienal Para Você”, que abriu as portas do evento, uma noite antes da abertura oficial para a comunidade do TikTok e convidados. A plataforma também é parceira da Prefeitura do Rio de Janeiro como a Capital Mundial do Livro pela Unesco para ações no segundo semestre de 2025.
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Livrarias abraçam o fenômeno
Para o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Alexandre Martins Fontes, o BookTok representa uma revolução positiva para o setor.
“Todos os eventos que divulgam livros, valorizam e promovem o livro são eventos que a gente deve aplaudir”, afirmou Martins.
“Esse fenômeno do TikTok é mais uma coisa a ser comemorada. Toda vez que as pessoas falam sobre livros e estão se animando com a ideia de ler mais, nós temos que aplaudir porque é isso que precisamos, de mais leitores, mais consumidores de livros”, disse o presidente da ANL.
Interior da Livraria
Renata Bitar/g1
Segundo ele, o impacto é visível nas prateleiras e no comportamento dos consumidores brasileiros.
“A gente sabe que esse é um fenômeno que atinge majoritariamente uma população mais jovem. O sucesso das últimas bienais, no Rio e em São Paulo, com esse público é emocionante. A quantidade de jovens indo, comprando e querendo conhecer mais faz parte desse fenômeno”, relata.
Martins Fontes observa que “as livrarias já passaram a entender a importância desse fenômeno e têm dado muita atenção a isso. Dentro das livrarias, sempre temos sessões de recomendados no TikTok e esses livros que ganham destaque no BookTok”.
Ele também destaca o papel da plataforma na formação de novos leitores, especialmente os mais jovens. Fontes enfatiza que, apesar de as pessoas descobrirem os livros no TikTok, “nada se compara com a visita a uma livraria para descobrir o que a indústria editorial está produzindo. É ali que elas vão descobrir as novidades, os lançamentos e novas possibilidades”.
“É maravilhoso porque uma criança e um jovem que se acostuma a ler, vão se tornar leitores adultos (…) Quanto mais jovens leitores, mais leitores adultos teremos. Então, há o impacto sim na formação de mais leitores no Brasil”, completou.
Editora aposta em influenciadores
A Editora Intrínseca foi uma das primeiras a perceber o potencial do TikTok como ferramenta de marketing e curadoria. Vanessa Oliveira, gerente de marketing da editora, revelou que o primeiro vídeo da editora na plataforma, ainda em 2021, bombou com um livro que eles nem tinham lançado, “Os dois morrem no final”, de Adam Silvera. Segundo ela, a obra virou uma série de sucesso, com 250 mil livros vendidos.
“A gente vem acompanhando a evolução dos resultados desse impacto do TikTok há bastante tempo”, conta Vanessa Oliveira, gerente de marketing da editora.
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Reprodução TV Globo
Desde então, a editora viu sucessos como “Amor & Gelato”, de Jenna Evans Welch, lançado em 2017 e que viralizou em 2020, resultando em um crescimento acumulado de 2553% até 2021. “Três”, da francesa Valérie Perrin, lançado em 2023 e viralizado um ano depois, teve um crescimento de vendas de 1200% que se estende até hoje.
A Intrínseca tem uma estratégia específica voltada para o público do TikTok, que começou no início de 2021 com ações pagas e conteúdo interno.
“Fechamos parcerias com muitos influenciadores nativos da plataforma e outros que já produziam conteúdo literário para outras redes e também passaram a fazer conteúdo relevante para o TikTok”, explica Vanessa.
A editora também investe em produção de conteúdo próprio e campanhas de TikTok Ads. “O sucesso dessa estratégia está em combinar essas ações com a forma que o leitor consome na plataforma, de maneira muito voraz e consumindo conteúdos menos ‘comerciais’ do que em outras plataformas”, detalha.
Ela acrescentou ainda que, quando algo performa bem no TikTok, essa informação é usada para impulsionar ainda mais o efeito em sites e materiais de livrarias.
Vanessa Oliveira destacou o caso da autora Lynn Painter, que é “um fenômeno por si só”. A autora já vendeu mais de 435 mil livros no Brasil, e o anúncio de sua vinda à Bienal do Livro foi o post com melhor engajamento da editora.
“Desde o lançamento de “Melhor do que nos filmes”, em 2023, tudo tem tido um volume absurdo. Ela é um sucesso no TikTok, e nossos conteúdos sobre os livros dela performam acima do restante do catálogo”, disse Vanessa.
Da ficção ao estrelato
A autora norte-americana Lynn Painter se tornou um dos maiores fenômenos do BookTok, mesmo sem criar conteúdo para a plataforma. Seu romance “Melhor do que nos filmes” viralizou entre leitores jovens, especialmente no Brasil, com vídeos estéticos que transformam trechos do livro em “trailers” emocionantes.
“Como alguém que não cria conteúdo no BookTok, eu nunca teria imaginado que ele teria um papel tão importante na minha carreira. Mas o poder do boca a boca nessa plataforma é inegável”, afirmou Painter em entrevista exclusiva ao g1.
“Não só tive a sorte de ver meus livros sendo constantemente apresentados a novos leitores por lá (Tiktok), como também fico maravilhada com o lado do BookTok que cria vídeos estéticos — que são, basicamente, lindos ‘trailers’ dos livros. Quão incrível é ver os personagens que imaginei ganharem vida — com trilha sonora? Acho que choro de felicidade todos os dias por causa disso”, comentou Lynn.
Lynn Painter já vendeu mais de 435 mil livros no Brasil.
Divulgação
Painter, que está vindo ao Brasil pela terceira vez para a Bienal, se diz profundamente tocada pelo carinho demonstrado pelos leitores brasileiros.
“Eu não sei o que há com os brasileiros. Pessoalmente, eles são as pessoas mais calorosas e adoráveis. Me transformaram em alguém que abraça. E eu nunca fui de abraçar antes de pisar no Rio pela primeira vez. Estar na presença deles é como sentir a alegria em forma de gente”, descreveu a autora.
Ela ainda citou uma frase da atriz Viola Davis que diz: ‘vocês me fizeram sentir vista e amada, vocês pareciam casa’.
“E isso é 1000% verdade. E mesmo quando eu não estou no Brasil, interajo diariamente com leitores brasileiros entusiasmados nas redes sociais. Se o TikTok é o responsável por trazê-los para a minha vida, então serei eternamente grata”, falou Lynn sobre o carinho dos brasileiros.
Desde sua estreia no Brasil, Lynn já lançou cinco livros pela Intrínseca e se tornou uma das autoras mais vendidas da editora.
Confira alguns dos títulos que se destacaram no Booktok:
“É Assim que Acaba” – Colleen Hoover
“Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” – Taylor Jenkins Reid
“Melhor do que nos filmes” – Lynn Painter
“A Hipótese do Amor” – Ali Hazelwood
“Verity” – Colleen Hoover
“A Canção de Aquiles” – Madeline Miller
“Todos Nós Somos Canalhas” – Jeferson Tenório (ganhou destaque no BookTok Brasil)
Adolescente utilizando o telefone celular
Getty Images via BBC
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