Veja as 8 pontes mais extremas do planeta e como foram construídas

ponte Øresund faz parte das pontes mais extremas do mundo

Ponte de Øresund foi uma construção difícil para unir Dinamarca e Suécia – Foto: Picasa/Wikimedia/Reprodução/ND

Erguer estruturas colossais em locais de difícil acesso exige muito mais do que concreto e aço. As pontes mais extremas do mundo enfrentaram condições quase impossíveis de clima, solo e transporte.

Cada uma delas é um símbolo da engenhosidade humana diante de desafios reais, com histórias marcadas por construção difícil, acidentes, inovação e persistência.

As pontes mais extremas e os desafios da construção difícil

Criar estruturas gigantescas sobre mares gelados, solos instáveis ou em áreas de acesso remoto é um verdadeiro teste de limite para a engenharia civil.

As pontes mais extremas do mundo são resultado de projetos que enfrentaram e superaram os mais diversos obstáculos técnicos e naturais. Veja abaixo quais foram e como elas foram construídas.

Ponte Russky (Rússia) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Russky (Rússia) – Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte Sutong (China) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Sutong (China) – Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte Akashi Kaikyō (Japão) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Akashi Kaikyō (Japão) – Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte de Øresund (Dinamarca/Suécia) - Picasa/Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte de Øresund (Dinamarca/Suécia) – Picasa/Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte Rio-Antírio (Grécia) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Rio-Antírio (Grécia) – Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte Taman (Rússia) - Wikimedia/Reproução/ND

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Ponte Taman (Rússia) – Wikimedia/Reproução/ND

Ponte Mackinac (EUA) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Mackinac (EUA) – Wikimedia/Reprodução/ND

Ponte Can Tho (Vietnã) - Wikimedia/Reprodução/ND

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Ponte Can Tho (Vietnã) – Wikimedia/Reprodução/ND

1. Ponte Russky – Rússia

Construída para ligar Vladivostok à Ilha Russky, essa ponte estaiada enfrentou um dos climas mais extremos já registrados em obras de engenharia. Com variações de temperatura entre 37°C no verão e -31°C no inverno, além de ventos fortes, a obra exigiu o uso de materiais altamente resistentes ao frio e à ação do gelo marinho. A logística também foi um desafio e grande parte dos materiais teve que ser levada por mar em condições severas.

2. Ponte Sutong – China

Localizada sobre o rio Yangtze, a ponte foi erguida sobre um dos solos mais instáveis da Ásia. O terreno lamacento e profundo exigiu a instalação de fundações robustas para garantir segurança. A largura e a profundidade do rio também tornaram o transporte de materiais um desafio. A construção difícil demandou tecnologias sofisticadas para estabilizar a base e suportar as condições ambientais da região.

3. Ponte Akashi Kaikyō –Japão

Entre Kobe e a Ilha Awaji, a Ponte Akashi Kaikyō foi construída em uma das regiões mais propensas a terremotos no planeta. Durante sua execução, um tremor de magnitude 6,9 deslocou os pilares em 1 metro, forçando ajustes no projeto em tempo real. Além disso, a área é conhecida por ventos que chegam a quase 300 km/h, exigindo estruturas flexíveis e um sistema complexo de cabos, pêndulos e vigas capazes de se expandir e contrair conforme as condições climáticas.

4. Ponte de Øresund – Dinamarca/Suécia

Essa ponte-túnel que conecta Copenhague a Malmö se destaca por seu projeto híbrido e pela necessidade de manter o tráfego aéreo do aeroporto da capital dinamarquesa. O maior desafio foi escavar o leito do mar para acomodar o túnel submerso, lidando com formações rochosas de alta dureza. Além disso, uma ilha artificial foi criada com entulhos e areia dragada para permitir a transição entre ponte e túnel. Todo o processo exigiu precisão milimétrica e coordenação entre dois países.

5. Ponte Rio-Antírio – Grécia

Erguida sobre uma das zonas sísmicas mais ativas da Europa, essa ponte precisou de fundações especiais em sedimentos extremamente moles e de sistemas inéditos de amortecimento sísmico. A combinação de solo instável, ventos marinhos fortes e a profundidade do mar tornaram sua construção difícil do início ao fim. Para manter a segurança da estrutura, foram adotadas fundações flutuantes e tecnologia de ponta que permite que a ponte resista a terremotos intensos.

6. Ponte Taman – Rússia

Ainda em construção, a Ponte Taman atravessa o Estreito de Kerch, ligando a Rússia à Crimeia. A obra enfrenta condições climáticas severas, como ventos extremos, gelo sazonal e correntes marítimas fortes. Além dos desafios naturais, a logística da obra é complicada pela falta de acesso terrestre e pela instabilidade política da região.

7. Ponte Mackinac – EUA

Conectando as penínsulas de Michigan, essa ponte é constantemente desafiada por ventos fortes, gelo flutuante e correntezas. Durante a construção, os engenheiros tiveram que trabalhar em condições adversas, respeitando a sensibilidade ecológica da região e reforçando as fundações para resistir ao clima severo do norte dos EUA. A estrutura foi projetada para ser altamente flexível e resistente ao impacto das forças naturais.

8. Ponte Can Tho – Vietnã

Erguida sobre o rio Mekong, essa ponte enfrentou um dos episódios mais trágicos da engenharia recente. Durante a fase de construção, em 2007, uma parte da estrutura colapsou, deixando dezenas de mortos e feridos. O acidente foi causado por instabilidade no solo, revelando falhas no planejamento geotécnico. Depois do colapso, a obra passou por reavaliações estruturais profundas.

Essas construções provam que, mesmo nos ambientes mais hostis, a engenharia é capaz de vencer desafios quase impossíveis.

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