
O engenheiro Ian Applegate, um jovem pai de 35 anos, quase morreu após sofrer um derrame após espirro forte. O incidente ocorreu enquanto ele estava no carro com a esposa, Jennifer, e o filho de 4 anos, Jon, em Santa Cruz, Califórnia. No terceiro espirro, Ian sentiu uma dor de cabeça intensa, tontura e formigamento no lado esquerdo do corpo.

Engenheiro teve um derrame após espirro romper uma artéria em seu pescoço – Foto: Divulgação/Kennedy News
Sem saber, o espirro “violento” havia rompido o revestimento interno da artéria vertebral, uma condição conhecida como dissecção da artéria vertebral (DVA), que levou a um derrame. Ian foi levado às pressas para o Hospital Dominicano, onde recebeu medicamentos anticoagulantes para evitar mais coágulos sanguíneos.
Engenheiro que teve derrame após espirro perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo
Desde o incidente com o derrame após espirro, no início de fevereiro, Ian permanece no hospital, passando por terapia de reabilitação para recuperar os movimentos do lado esquerdo do corpo.
Ele ainda não consegue engolir e precisa de ajuda para andar. Com a esposa grávida de oito meses, Ian espera voltar para casa antes do nascimento da filha em abril.

O homem estava voltando ao trabalho após contrair uma gripe na semana anterior – Foto: Divulgação/Kennedy News
Em entrevista ao The Sun, Ian detalhou o incidente: “Foi meu primeiro dia de volta ao trabalho depois de ficar doente com gripe a semana toda. (…) Eu estava na caminhonete e tinha acabado de colocar nosso filho de quatro anos na cadeirinha”, contou.
“Eu tinha acabado de ligar o carro e estava me preparando para dirigir. Espirrei três vezes, então na terceira vez causou uma dor de cabeça ofuscante e fez tudo girar”, contou o engenheiro.
O engenheiro que sofreu o derrame após espirro disse que, após o terceiro espirro, tudo começou a girar e seu corpo começou a formigar do lado esquerdo. “Todo o lado esquerdo do meu corpo ficou dormente, eu sabia que estava tendo um derrame. A dor era insuportável. Eu estava muito desorientado e vomitando”.
“Foi um espirro bem forte, mas nunca pensei que isso fosse possível. Estou com medo de espirrar agora”, disse Ian. “Minha esposa está grávida, e eu quero estar lá para o parto. Percebo que vou ter dificuldade para cuidar de mim e do bebê”.

Ian perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo e está fazendo tratamento para voltar a andar antes do nascimento do segundo filho – Foto: Divulgação/Kennedy News
Irmã de engenheiro fez vaquinha na internet para ajudar nas despesas médicas
A irmã de Ian, Vanessa Applegate, iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar com os custos médicos e a licença do trabalho. A dissecção da artéria vertebral é uma condição rara, com incidência estimada em 1 caso para cada 100 mil pessoas por ano no Reino Unido.
Esta condição nem sempre causa um derrame após espirro, mas o risco depende do local onde ocorre a dissecção. Além disso, outros fatores também podem ser associados, como o grau do derrame isquêmico associado a outros fatores.
Embora nem sempre leve a um derrame, o risco depende da localização da dissecção e de outros fatores. Enquanto isso, Ian segue focado na recuperação, determinado a estar presente para o nascimento da filha.