
Independente de Boa Vista se consagrou heptacampeã do carnaval 2025. Após polêmica envolvendo prefeito da cidade onde está a agremiação, Euclério Sampaio (MDB), Prefeitura de Cariacica amenizou tom e voltou atrás em corte de verbas. Sebastião Salgado agradece homenagem da Boa Vista, escola campeã do Carnaval de Vitória
O fotógrafo Sebastião Salgado, mundialmente conhecido, gravou um vídeo na manhã desta quinta-feira (27), comemorando a conquista do título da escola de samba Independente de Boa Vista, que se tornou heptacampeã do Carnaval de Vitória 2025 com enredo em sua homenagem (assista acima).
No vídeo, Salgado agradece a agremiação e celebra o resultado alcançado. “Foi uma homenagem sublime, pura, homenagem ligada ao povo do Espírito Santo, com samba enredo, maravilhoso, lindo o samba. Agradeço muito”, diz.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O homenageado também exalta a ala ‘Terra’, criada pelo carnavalesco Cahê Rodrigues e oitava a entrar na avenida, que fazia referência ao livro de mesmo nome publicado pelo fotógrafo em 1997.
Com bandeiras nas mãos e referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ala foi alvo de polêmica envolvendo o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).
Sem citar o gestor ou a repercussão nas redes sociais, Salgado conta que ficou feliz com a inclusão da ala e fala sobre o movimento que acompanhou por cerca de dois anos.
Ala “Terra”, da escola de samba Independentes de Boa Vista. Carnaval de Vitória 2025. Espírito Santo.
Ricardo Medeiros/A Gazeta
Veja descrição completa da fala de Sebastião Salgado:
“Prezadas amigas e amigos, eu sou o fotógrafo Sebastião Salgado. Eu venho agradecer a homenagem maravilhosa que eu recebi da Escola de Samba Boa Vista, em Cariacica, no Carnaval de Vitória, no Espírito Santo. Foi uma homenagem sublime, pura, homenagem ligada ao povo do Espírito Santo, com samba enredo, maravilhoso, lindo o samba. Agradeço muito.
Fiquei felicíssimo com a participação de uma ala, uma pequena ala do Movimento Sem Terra, porque eu respeito profundamente o Movimento Sem Terra. O Movimento Sem Terra é uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina, talvez a maior nos últimos 100 anos, e conseguiu alocar centenas de milhares, se não milhões de famílias, tendo uma terra para trabalhar, vivendo de uma forma digna e criando propriedades rurais e ecológicas, produzindo produtos sem venenos, produtos puros e plantando árvores. Talvez o Movimento Sem Terra seja o maior plantador de árvores do Brasil.
Então fiquei felicíssimo e mais feliz ainda que nós ganhamos o Carnaval. Olha, agradeço demais a todos os membros da Boa Vista pelo bom gosto, pela simplicidade e pela maneira fenomenal de chegar ao povo. Muito obrigado”.
Campeã do Carnaval
Boa Vista desfila no Sambão do Povo, no Carnaval de Vitória
Caio Vasconcelos/A Gazeta
Com o enredo “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, a Independente de Boa Vista alcançou 179,9 pontos e se consagrou campeã do Carnaval de Vitória 2025.
A escola se apresentou com 1.500 componentes, divididos em 19 alas, na madrugada do último domingo (23).
O enredo retratou a vida e a trajetória de Salgado, desde sua infância, em Aimorés (MG), até sua consagração como um dos maiores fotógrafos da atualidade.
Durante o desfile, a escola também narrou a conexão de Sebastião com o Espírito Santo, onde o fotógrafo iniciou sua educação formal, conheceu sua esposa e deu os primeiros passos rumo à sua carreira artística.
A agremiação ficou três décimos à frente da Chegou o que Faltava, escola que terminou em segundo lugar, com 179,60 pontos.
Prefeitura de Cariacica ameniza tom sobre corte de verbas
Prefeitura de Cariacica ameniza tom e volta atrás em corte de verbas para escola de samba. Carnaval de Vitória 2025. Espírito Santo
Redes sociais
Após o prefeito Euclério Sampaio publicar uma nota de repúdio sobre o desfile da Boa Vista, por causa da existência de uma ala que fez referência ao Movimento Sem Terra, e afirmar que não faria mais qualquer repasse financeiro à agremiação, a Prefeitura de Cariacica divulgou uma nova nota indicando que não haverá punição.
A publicação feita na tarde desta quarta-feira (26) diz que “o processo de verbas de fomento à cultura seguirá os trâmites democráticos e republicanos, sem represálias”.
A nota menciona ainda que nem o município e nem o prefeito são contra o carnaval.
Nota divulgada pela prefeitura de Cariacica:
“População de Cariacica,
O prefeito de Cariacica reafirma sua postura conservadora e contra qualquer movimento radical de ocupação de terras. Em momento algum foi questionada a escolha do homenageado.
O município, nem o prefeito, é contra o carnaval, tanto que o maior apoiador das escolas de samba de Cariacica é o município na atual gestão. Além disso, informamos que o processo de verbas de fomento à cultura seguirá os trâmites democráticos e republicanos, sem represália”.
Entenda a polêmica
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) publica nota de repúdio sobre desfila em homenagem a Sebastião Salgado no Carnaval de Vitória 2025. Espírito Santo
Redes sociais
O prefeito de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB), publicou nas redes sociais, nesta quarta-feira (26), uma nota de repúdio ao desfile da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória 2025, que desfilou na madrugada do último dia 23. O prefeito afirmou que “esse erro é inadmissível”.
A agremiação foi a sexta a entrar na avenida pelo Grupo Especial no Sambão do Povo, com um enredo em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. “A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola”, diz um trecho da nota.
O repúdio de Euclério dizia respeito, especialmente, à oitava ala do desfile da escola, intitulada “Terra”, mesmo nome do livro publicado por Salgado, em 1997, que reunia imagens dos sem-terra em meio à repercussão do massacre de Eldorado do Carajás, obra conhecida mundialmente.
O livro tem prefácio escrito por José Saramago e chegou a ser comercializado com o CD Terra, de Chico Buarque.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito ameaça cortar verba de escola de samba que mencionou MST ao homenagear Sebastião Salgado no ES
Musa da escola de samba Boa Vista infarta e morre horas após desfilar
Musa que infartou e morreu após desfile sentiu dor no peito um mês antes e associou a ansiedade, diz marido
O prefeito disse que não compactua “com homenagens a movimentos criminosos”, e afirma que, a partir deste ano, não serão feitos mais repasses de verbas à escola.
Falou ainda que, quando o enredo foi apresentado à prefeitura, em nenhum momento foi informado sobre a ala.
Prefeito Euclério Sampaio (MDB)
Vitor Jubini
Para o historiador Marcus Vinícius Sant’Ana, a polêmica é reflexo da magnitude do carnaval.
“O pesquisador carioca, Luiz Antônio Simas, fala que ninguém é indiferente ao carnaval, a pessoa gosta ou odeia, mas ninguém é indiferente. Os políticos usam o carnaval de trampolim, sejam de forma bem intencionada ou mal intencionada. O que está presente nesse discurso nada mais é do que uma oportunidade de se promover politicamente através do discurso de ódio e pegando carona do extremismo que se vê hoje”, avaliou.
Sant’Ana reforçou que uma escola de samba não é uma manifestação partidária e tem autonomia sobre o que leva para a avenida.
“Nenhum prefeito, em lugar nenhum do mundo, quando presta apoio a uma escola de samba, vai ser informado sobre todas as alas possíveis dentro do desfile. E, pelo que a gente viu, o prefeito não se informou nem sobre o personagem principal do desfile, porque chegou a dizer que não sabia quem era Sebastião Salgado. […] O repasse de recursos para uma agremiação não é uma obrigatoriedade do município, mas a decisão do pagamento não deveria ser baseada em crenças pessoais, até porque, o carnaval não é uma manifestação partidária, e a escola tem autonomia sobre o enredo do seu desfile”, disse.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) foi procurada pelo g1, mas não se posicionou sobre o assunto.
Vice-prefeita desfilou na escola
Vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), no Carnaval de Vitória 2025. Espírito Santo.
Redes sociais
Euclério Sampaio não compareceu aos desfiles no Sambão do Povo, no último fim de semana. Já vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), desfilou como parte da diretoria da escola Boa Vista.
Confira o desfile da escola de samba Boa Vista:
Confira o desfile da Boa Vista no Carnaval de Vitória 2025
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo