
O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama deve ser o novo superintendente do Porto de Itajaí. A indicação foi feita pelo governo federal, já que o terminal foi federalizado e passa pelo processo de transição administrativa.

Anúncio da federalização do Porto de Itajaí foi em dezembro de 2024- Foto: Arquivo ND
Entretanto, a nomeação será feita pelo Município devido ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí e a APS (Autoridade Portuária de Santos).
Nele, as duas equipes passam a atuar juntas nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação.
Atualmente, quem ocupa o cargo é o também advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, que assumiu interinamente a superintendência em janeiro. O nome de João Paulo já era cotado, uma vez que foi nomeado pelo Governo Federal no final de 2024 para conduzir as negociações relacionadas ao processo de federalização.

Dr. João Paulo foi indicado para ser superintendente do Porto de Itajaí – Foto: Grazielle Guimarães/ND
Em nota, o Município de Itajaí informou que foi comunicado sobre a indicação de João Paulo na última quinta-feira (20).
“Como qualquer indicação ou sugestão, o processo passa por todos os trâmites legais e pelas análises dos órgãos de controle interno, como a Controladoria e a Procuradoria, respeitando também a Lei das Estatais. Estamos seguindo os trâmites amparados pelas normas, inclusive respondendo à Autoridade Portuária do Porto de Santos”, diz o comunicado.
Indicação foi apoiada pela Intersindical
João Paulo Tavares recebeu o apoio da Intersindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Avulsos e Vinculados da orla portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Varejista de Itajaí, além do Conselho das Entidades de Itajaí.
O apoio foi manifestado após sua participação em uma sabatina sobre a importância do Porto para o crescimento da cidade. A reunião ocorreu na sede da Intersindical, em Itajaí, na terça-feira (26).
Um documento formalizando o apoio foi enviado ao prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), e à APS. “Além de possuir uma reputação ilibada e um histórico de liderança na cidade, vossa senhoria já demonstrou empatia com os trabalhadores, não apenas os portuários, mas de forma geral”, diz o documento.
“Recebo com muita alegria essa indicação e assumo o compromisso com o crescimento do Porto de Itajaí e com os anseios da classe trabalhadora”, declarou o futuro superintendente durante a reunião.
Quem é João Paulo Tavares Bastos, indicado para superintendente do Porto de Itajaí

João Paulo chegou a anunciar pré-candidatura em 2024 – Foto: Divulgação
João Paulo tem 48 anos de idade e é natural de São Paulo/SP. Em Itajaí desde 1994, é advogado com MBA em Direito Tributário pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
É ex-presidente da OAB de Itajaí e conselheiro Federal da OAB. Já atuou como secretário de Administração, procurador-geral do Município e diretor-presidente do Instituto de Previdência de Itajaí.
Em 2024, chegou a anunciar sua pré-candidatura para prefeito de Itajaí pelo PT, mas desistiu antes da corrida eleitoral começar oficialmente.