Principais campeonatos estaduais começam no fim de semana do dia 11 de janeiro. Times se reapresentam para a temporada 2025 do futebol brasileiro
Quase todas as principais equipes já se reapresentaram para temporada 2025 do futebol brasileiro.
Uma volta repleta de novidades do sul ao nordeste do país. Alguns dos principais campeonatos estaduais começam já neste fim de semana, e quase todas as equipes da elite do futebol do Brasil já voltaram aos treinos.
Entre elas Ceará, Fortaleza, Sport, Vitória e Bahia. Os cinco representantes do nordeste na primeira divisão – um número recorde na era dos pontos corridos do campeonato brasileiro.
Quatro clubes do sudeste vão disputar, na semana que vem, nos Estados Unidos, o FC Series, o torneio da Flórida. Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro – que anda empenhado em chamar a atenção neste ano.
A pré-temporada do Cruzeiro está cheia de ídolos de outros grandes times do futebol brasileiro. Gabigol, que veio do Flamengo, e Dudu, que já jogou no Cruzeiro, mas ganhou fama no Palmeiras.
“Antes do Dudu, antes do Gabriel, antes do Cássio, antes do Matheus, sempre a camisa, o escudo do Cruzeiro é maior do que todos esses jogadores. Então, a gente vai fazer de tudo para esse ano ser um ano feliz aí para o torcedor cruzeirense”, diz Dudu, atacante do Cruzeiro.
No sul, Juventude… Internacional… e Grêmio já voltaram aos trabalhos. No fim de 2024, Renato Gaúcho se despediu do clube, que foi buscar um treinador novo no atual campeão argentino, o Vélez Sarsfield.
“O Gustavo Quinteros já chegou e disse que a Arena do Grêmio é espetacular… Muito bonita mesmo. E a imagina cheia de torcedores empurrando o time”, afirma o treinador.
O Atlético Mineiro se reapresentou nesta quinta-feira (9). Os jogadores ganharam mais uns dias de folga porque, na reta final de 2024, disputaram a final da Libertadores.
O Galo foi derrotado justamente pelo Botafogo, a única equipe da elite do futebol brasileiro que ainda não retomou os treinos. O time ainda disputou o Intercontinental de Clubes no Catar depois do fim do calendário de 2024 do futebol brasileiro.
O Botafogo, clube mais vitorioso da última temporada, vive os efeitos colaterais do sucesso. O atual campeão brasileiro e da Libertadores é o único time da Série A sem treinador nesse início de ano, porque o português Artur Jorge aceitou a proposta do Al Rayan do Catar. A reapresentação do elenco principal será apenas no dia 14 de janeiro… E no dia 2 de fevereiro o time já disputa o primeiro troféu do ano, a Supercopa do Brasil.
Será uma final em Belém, no Pará. O campeão do Brasileirão contra o Flamengo, do técnico Filipe Luís, campeão da Copa do Brasil. O elenco se reapresentou na quarta-feira (8) sem novidades em campo, mas de chefe novo, o diretor de futebol, José Boto. Português, mas nem tanto…
“E quero ser o diretor português que vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil, e nada melhor que ser o Filipe a acabar com essa hegemonia”, pontua José Boto, diretor de futebol do Flamengo.
Times se reapresentam para a temporada 2025 do futebol brasileiro
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Adolescente morre ao ser atingido por bola no peito em campeonato de pênaltis no AM, diz família
‘Gato vidente’ que acertou palpites de futebol e BBB faz previsão para a Mega da Virada; veja os números