![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/maus-tratos-blumenau.jpg)
Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (20), durante a apuração de uma denúncia anônima contra maus-tratos a um cão em Blumenau, no Vale do Itajaí. O caso foi registrado na Rua Nézio Antunes da Silva, no bairro Nova Esperança.
![Cão acorrentado Cão ferido acorrentado e em situação de maus-tratos](https://static.ndmais.com.br/2024/08/maus-tratos-blumenau-800x685.jpg)
Cão ferido e em situação de maus-tratos é resgatado em casa de Blumenau – Foto: Polícia Civil/Reprodução ND
A prisão foi efetuada pelos policiais civis da DPA (Delegacia de Proteção Animal) e do DIC (Departamento de Investigação Criminal) da cidade, na casa do tutor do animal.
Conforme a corporação, no local, foi possível confirmar a natureza da denúncia. O cão ferido foi encontrado amarrado a uma corrente curta, sem comida e com acesso apenas à água contaminada com larvas e mosquito. O animal ainda estava recolhido em um local repleto de fezes.
![Vasilhas sem comida Vasilhas sem comida e com água contaminada](https://static.ndmais.com.br/2024/08/maus-tratos-blumenau-e1724202530529-500x800.jpeg)
Cachorro estava sem comida e com água repleta de sujeira – Foto: Polícia Civil/Reprodução ND
Responsável pelo cão ferido foi encaminhado ao Presídio de Blumenau
Ao constatar a gravidade da situação, os policiais deram voz de prisão ao tutor do cachorro. O animal foi encaminhado ao veterinário para realizar os primeiros curativos e depois será disponibilizado para doação responsável.
Depois de preso, o homem foi conduzido à sede do DIC para realização dos procedimentos cabíveis. Ele responderá pelo crime de maus-tratos contra animal, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
Na sequência, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Vídeo mostra cão ferido em lugar repleto de fezes e com vários insetos pelo corpo – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução ND