Na quinta-feira (15) encerrou o prazo para os partidos políticos apresentarem à Justiça Eleitoral seus candidatos às Eleições Municipais de 2024. Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Blumenau, no Vale do Itajaí, houve uma queda no número de candidatos a prefeito e vereador.
Neste ano, cinco candidatos concorrem à Prefeitura de Blumenau, uma redução de cerca de 58% comparado a 2020, que teve 12 candidatos na disputa pela majoritária.
O número de concorrentes ao cargo de vereador também apresentou uma queda. Conforme o TSE, houve 371 candidatos registrados na última eleição, sendo 135 mulheres e 236 homens. Já em 2024, esse número caiu para 184, sendo 68 mulheres e 116 homens.
De acordo com o TSE, esses números podem variar nos próximos dias considerando as entregas feitas pessoalmente nos cartórios eleitorais, permitidas até as 19h do dia 15 de agosto, além de pedidos individuais de pessoas escolhidas como candidatas em convenção cujo requerimento não foi feito pelo partido, e ainda as indicações para vagas remanescentes, que podem ser preenchidas até o dia 6 de setembro.
As Eleições Municipais de 2024 terão o primeiro turno realizado no dia 6 de outubro e, um eventual segundo turno, no dia 27 de outubro. Com as convenções partidárias já realizadas, os candidatos já estão definidos e a campanha eleitoral teve início oficial nesta sexta (16).
Como acompanhar os candidatos a prefeito e vereador
Para saber quem são os candidatos a vereador e prefeito no seu município, basta acessar o serviço do TSE que reúne todas as candidaturas de vereadores e prefeitos em todo o Brasil.
A plataforma “DivulgaCandContas” traz informações detalhadas sobre os candidatos. Ela é dividida por regiões do Brasil e, a partir disso, é possível selecionar Estado e município desejados, além de qual cargo o usuário deseja ver as candidaturas.
Ao selecionar um candidato em específico, aparecem todas as informações sobre a candidatura: foto, declaração de bens, histórico em eleições anteriores e informações em geral sobre o perfil.
Além disso, o “DivulgaCandContas” permite uma consulta aos financiadores de campanha, às atas de convenção, dívidas de campanha e estatísticas de candidaturas em geral.