Uma série de documentos do Comando da Aeronáutica que cita aparecimentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) veio à tona por meio do Arquivo Nacional. Os avistamentos foram registrados em 2023 em diversas regiões brasileiras, sobretudo no Sul do país. Em Santa Catarina, foram dois registros.
Tratam-se de fichas preenchidas pelos espectadores do eventos, pilotos de aeronaves. Além de Santa Catarina, nos cerca de 30 documentos aparecem relatos nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará.
OVNIs em Santa Catarina
Nos céus catarinenses, o ND Mais teve acesso a dois registros. Um deles data de 07/02/2023. O avistamento foi entre a cidade de Navegantes e o litoral norte gaúcho e durou 30 minutos.
A pessoa, que não foi identificada, deu detalhes sobre o que viu. Seriam quatro objetos circulares que giravam e mudavam de cor, variando entre vermelho e verde. “Uma bola pequena a grande (variando), 10x mais rápido que um avião comercial”, escreveu o piloto.
O piloto relatou que os objetos deixaram um rastro do tipo “linha branca” ao fazerem movimentos horizontais e estavam distantes entre si, entre 150 e 200 milhas náuticas (cada milha náutica tem 1.852 metros).
De acordo com o documento, o piloto possui mais de 50 anos de experiência em aviação e relata que a ocorrência “assemelha-se a outros episódios ocorridos em outubro de 2022 no mesmo setor e já reportados”.
Segundo avistamento com características semelhantes
O segundo avistamento do tipo foi feito alguns dias depois, no dia 13/02/2023, em uma viagem entre São Paulo/SP e Porto Alegre/RS. O avistamento foi feito entre Curitiba/PR e Florianópolis/SC e também durou cerca de 30 minutos.
Neste caso, também foram avistados quatro OVNIs em alta velocidade. Porém, não foram reconhecidas formas nem tamanhos precisos, apenas a cor: branco brilhante. A distância entre eles e os três observadores também não foi precisada.
“Deslocando-se rapidamente (para cima e para baixo) e (para o lado e para o outro)”, disse o relato, utilizando-se de desenhos de setas para exemplificar os movimentos feitos.
“Um quadro preto (voo era noturno) com quatro pontos brancos brilhantes em alta velocidade e movimentando-se no sentido (setas) como se fosse *”, sintetiza o piloto.