Um incêndio no Monte Crista, em Garuva, mobiliza os bombeiros nesta sexta-feira (16), na cidade do Norte de Santa Catarina. Integrantes atuam no solo e também no ar, com o helicóptero Arcanjo, buscando estratégias para combater o fogo em uma área de difícil acesso.
De acordo com o Capitão Douglas Tomaz Machado, do Corpo de Bombeiros Militar, o local do incêndio é ermo, o que gera dificuldades de acesso. “Para a equipe se deslocar em terra, com viaturas, são cerca de quatro horas. Depois, ainda precisa deslocar por um grande período a pé”, explica.
Nesta sexta-feira, o helicóptero Arcanjo sobrevoou e levou dois bombeiros especializados em combate a incêndios florestais até o local. O objetivo é fazer uma projeção da área atingida e identificar a melhor estratégica para o trabalho na região dos Campos do Quiriri.
“O incêndio é muito dinâmico por causa do vento e das características do local, principalmente por causa do vento, que pode mudar de direção e de intensidade”, fala Machado. Segundo ele, a principal preocupação é o dano ambiental.
O capitão explica, ainda, que a partir do sobrevoo, será possível identificar a melhor forma de combater o incêndio, como uso de água, abafadores de fogo ou meios químicos, como retardantes. Além dos bombeiros, equipes da Polícia Militar Ambiental também estiveram no local.