Com um investimento total de R$ 7,1 milhões, a Fazenda Solar Nikola Tesla tem sua inauguração prevista para este sábado (17), às 10h, no Parque dos Imigrantes, em Criciúma. O projeto, que faz parte do programa Criciúma Sustentável, irá gerar energia limpa para 62 escolas municipais da cidade.
O local terá capacidade para geração de 1 MW de energia limpa por meio de placas solares fotovoltaicas responsáveis pela conversão de energia solar. Além disso, serão 2,2 mil módulos com potência nominal mínima de 550 W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões. O projeto também conta com o apoio de duas grandes universidades de Criciúma, a Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina) e o Centro Universitário Unisatc.
“Nesta área, que era um depósito de rejeito de carvão mineral, construímos o Parque dos Imigrantes e, agora, construímos a Fazenda Solar Nikola Tesla, que vai gerar energia para todas as escolas do município. Seguimos investindo para uma cidade cada vez melhor, mais consciente e tecnológica”, explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Memorial Nikolas Tesla
Além da área da Fazenda Solar, um memorial ao engenheiro e cientista sérvio-croata, Nikola Tesla, que ficou conhecido por suas contribuições no campo da eletricidade, será inaugurado.
O local, aberto para ser utilizado pelos alunos e pela população em geral, contará com um auditório e um espaço onde os visitantes poderão conhecer o modo de geração de energia e também sobre quem foi Tesla.
Inauguração da Fazenda Solar Nikola Tesla
A Administração Pública Municipal de Criciúma informa que, neste sábado (17), às 10h, no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, acontecerá a entrega e apresentação dos equipamentos municipais Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla, destinados, respectivamente, à produção de energia limpa para as escolas da rede pública municipal e utilização pelos alunos e população em geral. Também, convida os cidadãos a participarem do evento gratuito.