Urubici, na Serra Catarinense, alcançou uma sensação térmica impressionante de -21 °C nesta quarta-feira (14), em Vacas Gordas. No centro da cidade, os termômetros marcaram -3,6 °C e em algumas residências a água chegou a congelar nos canos.
O frio intenso trouxe consigo o fenômeno conhecido como sincelo. O gelo se formou em folhas e galhos das árvores, criando uma paisagem encantadora.
Este efeito ocorre quando o nevoeiro se combina com temperaturas entre -2°C e -8°C. Isso resulta no congelamento das gotas de água em suspensão ao entrarem em contato com superfícies.
Urubici chega no quinto dia de frio intenso
Desde sábado (10), o município de Urubici enfrenta dias de frio intenso. Este é o quinto dia consecutivo de temperaturas negativas na cidade e a expectativa é de que o frio continue nos próximos dias, atraindo turistas para a região, especialmente no fim de semana.
Na quinta-feira (15), a previsão de geadas na Serra catarinense continuam ao amanhecer, segundo a Epagri/Ciram. O dia será ensolarado, mas segue com frio intenso nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte. As máximas variam entre 22 °C a 27 °C nas outras regiões do Estado.