
Olhar as notificações do celular, acessar as redes sociais, checar os e-mails está entre as primeiras coisas que faz ao acordar? Mesmo que feito de forma inconsciente, o hábito pode esconder algumas características pessoais.

Ver notificações do celular assim que acorda pode significar várias coisas – Foto: Reprodução/ND
Conforme o escritor especialista em psicologia Lucas Graham, o ato aparentemente inofensivo pode indicar uma alta necessidade de conectividade, tendência à impulsividade e até dependência de dispositivos eletrônicos.
Veja o que pode significar conferir as notificações do celular ao acordar
1. Alta necessidade de conectividade
Checar as notificações ser a primeira coisa que faz no dia, pode indicar um desejo de manter suas conexões sociais.
Essa necessidade pode ser tão intensa que obriga você a começar o dia com uma rápida leitura de mensagens, e-mails e atualizações de mídia social.
O desejo de sempre estar presente originou o termo “medo de ficar de fora” (da sigla FOMO, em inglês). Esse medo pode levar a verificar constantemente o celular na tentativa de se manter “informado”.
2. Tendência à impulsividade
Impulsividade é outra característica frequentemente compartilhada por pessoas que checam seus celulares imediatamente após acordar.
Esse hábito está ligado à necessidade de gratificação imediata, gerada pela mídias sociais.

Desejo de manter suas conexões sociais pode gerar dependência nos aparelhos – Foto: Canva/Divulgação/ND
Seja receber uma mensagem, ganhar curtidas em uma publicação ou ler uma atualização de notícias interessante, todas essas atividades enviam dopamina, a substância química do cérebro que nos faz sentir bem, para o nosso organismo.
3. Dependência de dispositivos eletrônicos
O hábito de verificar seu telefone assim que acorda pode significar que você se sente incompleto sem ele.
As multitarefas cada vez mais irresistíveis dos smartphones pode ter se tornado uma muleta na qual você se apoia durante todo o dia, desde o momento em que abre os olhos até fechá-los novamente.