
O empresário Higino França, proprietário da tradicional Casa da Moldura em Brasília, foi indicado para ser o elo entre a capital federal e Carlos Eduardo Niemeyer, neto do reverenciado arquiteto Oscar Niemeyer.
Entre as obras destacadas está um croqui sobre a Torre Digital, também conhecida como Flor do Cerrado, a última assinada e inaugurada por Niemeyer enquanto estava vivo.
Durante a inspiração, o arquiteto usava os papéis para aprimorar as ideias e concepções dos projetos que seriam executados futuramente.
O ensaio, feito em nanquim sobre papel vegetal, possui dimensões de 1,02m x 0,70m e traz a assinatura de Carlos Eduardo Niemeyer, responsável por garantir a autenticidade da peça.
O certificado de legitimidade é concedido pelo neto, que, por determinação judicial, é o inventariante oficial do espólio de Oscar Niemeyer.
O selo de procedência reforça o valor histórico e artístico do croqui, que antecede o projeto finalizado da Torre Digital, uma das últimas contribuições do renomado arquiteto à capital federal e que foi inaugurada em 2012, com 179 metros de altura, no bairro do Taquari, um dos pontos mais altos da capital federal.
“Essa obra original, com montagem em madeira natural (cedro) e revestimento em acrílico que a protege contra os raios UV, está avaliada em R$ 150 mil”, explicou Higino França, quando detalhou o valor e a exclusividade dos materiais utilizados na moldura e conservação da peça histórica.

Obra exclusiva de Oscar Niemeyer | Foto: Rayra Paiva
Croquis
Higino também será o responsável pela reprodução autorizada de outros croquis originais do arquiteto sobre a cidade, podendo oferecer, com qualidade garantida, os famosos desenhos do nome responsável pelos principais cartões-postais de Brasília e do Brasil, com preços mais acessíveis.
Em entrevista exclusiva ao portal GPS|Brasília, Higino França revelou que a aproximação com a família de Niemeyer foi uma coincidência, e que conseguiu acesso aos originais e à autorização para impressão de 28 imagens, com selo de garantia do neto do arquiteto, após uma visita ao escritório da família, localizado na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro.
“Temos a assinatura dele, firma reconhecida e chancelada, reforçando a procedência de cada peça, incluindo o ensaio exclusivo”, afirmou o empresário.
A coleção completa de 27 imagens diferentes será lançada em breve, segundo Higino, com eventos planejados para marcar a ocasião.

Higino França e Cadu Niemeyer | Divulgação
Aquisição
Para os interessados em adquirir as obras, Higino disponibilizou um telefone comercial para contato direto. O número é o (61) 99571.2750.
Ele ressaltou que essa é uma oportunidade para quem admira o trabalho de Oscar Niemeyer e deseja ter em casa, por exemplo, uma obra que deu origem ao projeto da Torre Digital, uma das construções mais ousadas de Brasília.
“Eu acho que essa é uma oportunidade para quem, efetivamente, admira e gosta da obra do Oscar Niemeyer, e queira ter na sua casa um dos croquis que deu origem ao projeto da Torre Digital, que foi a última obra dele aqui em Brasília”, finalizou.
Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura mundial, deixou um legado de obras emblemáticas em Brasília e no Brasil.
No caso específico, a Torre Digital, também conhecida como Flor do Cerrado, simbolizou o encerramento do ciclo criativo de Niemeyer na capital federal, enquanto estava vivo.
O arquiteto faleceu no ano de 2012, no Rio de Janeiro (RJ), aos 104 anos.
The post Obra original de Niemeyer é colocada à venda em Brasília. Veja como adquirir first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.