
A Segurança Social é um dos pilares do sistema de bem-estar no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, são milhares de pagamentos mensais a aposentados, mas uma parcela significativa da população idosa enfrenta a realidade de não receber esses benefícios.

Milhares de aposentados podem deixar de receber salários – Foto: Freepik
Em 2024, cerca de 64 milhões de pessoas em todo o país devem receber pagamentos da Segurança Social, com valores que variam entre pouco mais de mil dólares até aproximadamente US$ 4.500 para os beneficiários com maiores contribuições ao longo da vida.
Entretanto, apesar da ampla cobertura, a administração da Segurança Social (SSA) revelou que uma parte pequena, mas significativa da população idosa, composta por 3,3% dos americanos com 65 anos ou mais, não receberá qualquer tipo de benefício.
Esse fenômeno pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo lacunas no histórico de trabalho, períodos de desemprego ou subemprego, ou ainda problemas relacionados a contribuições insuficientes.
Aposentados em risco
Para esses idosos, a falta de benefícios da Segurança Social representa uma grave ameaça à sua estabilidade financeira na aposentadoria.
Esse fato destaca a importância de uma maior atenção à equidade e acessibilidade dos benefícios para todos os americanos, independentemente das suas condições de trabalho ao longo da vida.