Santa Catarina é o quarto estado com mais casos de dengue no país, segundo levantamento divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde. Desde janeiro deste ano, foram confirmados 256.706 casos e 328 mortes pela doença.
Com esses números, Santa Catarina fica atrás apenas do Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná em incidência de casos de dengue. Na análise estadual, os municípios com maior número de casos prováveis da doença são:
- Joinville – 84.302
- Itajaí – 67.688
- Blumenau – 63.024
A capital Florianópolis aparece na lista com 13.521 casos prováveis de dengue este ano. Já os municípios de Urupema, Bom Jardim da Serra, Bocaina do Sul e Leoberto Leal não tiveram nenhum registro da doença.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os números acendem um alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença, mesmo durante o inverno.
“A população tende a relaxar no combate à dengue logo após o verão. Mas é preciso manter os cuidados durante o ano inteiro. Casos continuam sendo confirmados, visto que o estado possui o vetor e a presença do vírus”, afirma João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de Santa Catarina.
Sintomas da dengue
A população também deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.