
Com início na manhã de quinta-feira (10), o julgamento dos cinco acusados de matar Adenir Martins, de 43 anos, chegou ao fim na madrugada desta sexta-feira (11). O crime foi registrado em abril de 2023, em Indaial, e chocou moradores pela brutalidade do ataque.

Adenir Martins, de 43 anos, foi morto a pauladas em Indaial – Foto: Reprodução/ND
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) apresentou denúncia contra cinco homens por homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, já que ela estava debilitada por um câncer.
Ainda conforme o MPSC, o crime teria sido motivado por uma disputa de herança.
Penas somadas passam de anos
Quatro acusados foram condenados pelo Tribunal do Júri, enquanto um foi absolvido das acusações.
O primeiro envolvido foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão pela acusação de homicídio e a um ano e quatro meses de reclusão por corrupção de menores para a prática de crime hediondo.
Já o segundo homem foi condenado a 15 anos de prisão por homicídio e a um ano e quatro meses por corrupção de menores.
O terceiro e quarto acusados receberam a pena privativa de liberdade de 17 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de homicídio e a um ano e quatro meses por corrupção de menores.
Homem foi morto a pauladas em um domingo de Páscoa
No dia 9 de abril de 2023, um domingo de Páscoa, Adenir Martins, de 43 anos, foi morto a pauladas na cidade de Indaial. O caso foi registrado por volta das 17h, na Rua 25 de Janeiro, no bairro Carijós.
Moradores relataram aos policiais militares na época que homens armados com pedaços de paus invadiram a casa da vítima e quebraram partes da residência. Adenir, segundo as testemunhas, tentou sair correndo, mas foi agredido pelos suspeitos.
No local, os policiais constataram que vários objetos e partes da casa haviam sido danificados. O carro da vítima também ficou destruído.
Após matar o homem, os acusados deixaram o local em um carro Chevrolet Corsa. Os cinco suspeitos foram identificados durante investigação policial.
Vídeo mostra momento em que homens fogem após matar Adenir a pauladas em Indaial – Vídeo: Reprodução/ND