
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo. Com uma estrutura fibrosa, ele é o componente principal dos ossos, pele, músculos, tendões e cartilagens. Contudo, com o tempo, o organismo produz cada vez menos essa substância, sendo importante buscar fontes naturais, como nos alimentos.

Caldo de ossos é um alimento rico em colágeno – Foto: Reprodução/GettyImages/ND
Conforme artigo da Harvard, o colágeno é encontrado naturalmente apenas na carne de animais que contêm tecido conjuntivo. No entanto, uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal contém nutrientes necessários para a produção de colágeno no organismo.
O benefício mais conhecido do colágeno é manter a pele firme e elástica, retardando o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento. Contudo, ele também auxilia na regeneração e na lubrificação das articulações, prevenindo dores e problemas como a osteoartrite.
Assim como contribui para a densidade óssea, prevenindo problemas como a osteoporose, e também atua no fortalecimento dos fios de cabelo e unhas, prevenindo quebras.
Alimentos ricos em colágeno ou que estimulam sua produção
Caldo de ossos
É uma das fontes mais ricas de colágeno natural. Feito com ossos de animais cozidos por várias horas, o caldo libera colágeno, aminoácidos e minerais como cálcio e magnésio, que são essenciais para a saúde óssea e articular.
Carnes de corte magro
Carnes como frango, peixe e carne bovina são ricas em colágeno, especialmente nas partes com mais tecido conjuntivo, como pele e cartilagens.
Peixes e frutos do mar
A pele e as escamas dos peixes contêm uma boa quantidade de colágeno tipo I, que é facilmente absorvido pelo corpo.
Ovos
A clara do ovo é rica em prolina e glicina, aminoácidos essenciais para a formação de colágeno.

Clara de ovo ajuda o corpo a produzir substância – Foto: Unsplash/ND
Frutas cítricas
Embora não contenham colágeno, frutas como laranja, limão e toranja são ricas em vitamina C, que é fundamental para a síntese de colágeno no corpo.
Vegetais verdes
Espinafre, couve e brócolis são ricos em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a proteger e estimular a produção de colágeno.
Oleaginosas e sementes
Castanhas, nozes, sementes de chia e linhaça são ricas em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a proteger a estrutura do colágeno da pele.
Frutas vermelhas e roxas
Morango, amora, mirtilo e framboesa são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger o colágeno dos danos causados pelos radicais livres.