Quando chega a hora de escolher a cor da tinta que será usada nas paredes do quarto, uma série de opções vem a cabeça. Tons quentes ou frios? Claro ou escuro? Atemporal ou na moda? Hoje, com dicas de arquitetos e designers, você vai descobrir qual a cor ideal de acordo com o seu gosto.
Como escolher a cor ideal para o quarto?
Em entrevista à revista Architectural Digest, a arquiteta alemã, Ester Bruzkus, explicou que não há uma resposta fácil para a questão, pois cada projeto é feito de acordo com o espaço, os ocupantes e o ambiente.
1- Ensinamentos do Feng Shui
Para o designer de interiores, Justin Howlett, uma boa opção é seguir os ensinamentos do feng shui, que diz que tons como creme, bege e marrom claro ajudam a ter uma boa noite de sono.
2- Um toque de drama
O arquiteto, Gisbert Pöppler, diz que, para um quarto com pouco drama, onde os clientes preferem tons que transmitem calma, um tom de azul nublado é uma das principais sugestões.
Além disso, as portas, janelas e rodapés podem ser combinadas com um tom de branco quente. “Juntas, essas cores criam uma atmosfera calmante e uma sensação de estar cercado por nuvens”.
3- Tons escuros
As pessoas que gostam de tons escuros podem optar por cinza escuro, cor de beringela, café e vinho tinto, que passam a sensação de segurança. “Para intensificar essa sensação, geralmente, pintamos o teto da mesma cor das paredes”, explicou Anna Gollwitzer
4- Meio termo
Por fim, Fabian Freytag indica que um meio termo é o ideal. “Os quartos não devem ser muito claros, mas também não devem ser muito escuros”, disse.
O arquiteto recomenda um tom de verde mais puxado para o cinza, que irá transformar o ambiente. “Você pode combinar perfeitamente tons de madeira escura com ele e criar seu próprio jardim secreto, mesmo morando em uma cidade grande”, concluiu.