![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/recheio-sao-pedro-alcantara.jpg)
O tradicional recheio alemão, produzido em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, tornou-se Patrimônio Imaterial de Santa Catarina. O certificado foi entregue pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura) nesse domingo (22). A cerimônia aconteceu durante a Oktobertanz, logo após o desfile histórico e cultural da festa.
![Iguaria gastronômica alemã, produzida na Grande Florianópolis, recebeu certificado de Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina](https://static.ndmais.com.br/2024/09/recheio-sao-pedro-alcantara-800x467.jpg)
Tradicional recheio alemão, produzido na Grande Florianópolis, recebeu certificado de Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina – Foto: São Pedro de Alcântara/ Divulgação/ ND
O reconhecimento da iguaria gastronômica era aguardado há três anos, desde quando o pedido de análise foi encaminhado à Fundação por meio da Casa da Cultura e Turismo da cidade.
A iguaria gastronômica é feita com miúdos e temperos, e costuma ser utilizada como recheios de carnes de frangos. O recheio é bastante popular, considerado um dos principais pratos servidos nas festas comunitárias e nas reuniões familiares.
Alimento vira Patrimônio Imaterial de Santa Catarina
A cidade de São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado, tendo recebido os primeiros imigrantes em 1829. Como o frango era comumente criado pelos imigrantes alemães, tornava-se uma opção mais viável economicamente e de simples criação.
Há registros que se referem à iguaria gastronômica, ou recheio alemão, como provável origem no termo “Gefildene Hinhele” (galinhas recheadas). Ainda de acordo com estes registros, há receitas semelhantes encontradas na Alemanha e na Áustria.
![São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado](https://static.ndmais.com.br/2024/07/imigracao-alema-800x600.jpeg)
São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado – Foto: Douglas Trierveiler/Divulgação/ND
Aprenda receita de iguaria gastronômica
O recheio alemão é fácil de fazer e pode ser usado para diferentes preparos, mas frangos acabam sendo mais comuns.
Para prepará-lo, é preciso:
- 130 gramas de moela (pode usar outros miúdos junto);
- 4 à 5 ovos;
- noz moscada, sal, pimenta, cheiro verde e farinha de rosca à gosto.
- 500 gramas de batata inglesa assada
Para a mistura, basta misturar os ovos e acrescentar os miúdos moídos. O restante dos ingredientes deve ser incorporado aos poucos, até formar uma pasta homogênea.
Depois de pronto, basta introduzir a massa dentro da ave temperada, com sal e pimenta, e assar em fogo baixo, de duas a três horas, entre 140° C e 150° C.