Já sabem a nova do Mundial Rock? Pois já temos mais uma atração do festival que acontecerá em novembro na Beira-Mar de São José. É a banda Ultramen, coletivo gaúcho que se tornou um ícone no circuito do rock independente nacional com a sua mistura de black music, samba rock, reggae e rap.
São mais de 30 anos de uma história de muita efervescência pelos palcos do país e que estará em celebração também no Mundial Rock, dias 23 e 24 de novembro. O anúncio da nova atração foi nesta segunda-feira (12) nas redes oficiais do festival.
Aliás, não deixe de seguir o @mundialrockeuvou para ficar por dentro de todas as novidades do evento. Toda segunda-feira à noite, uma nova estrela da edição será anunciada.
Além de Ultramen, o Mundial Rock já confirmou também as presenças das bandas Raimundos, Matanza Ritual, Dazaranha e do roqueiro Charles Master na edição deste ano – e muito mais virá por aí. “O rock gaúcho tem grandes nomes de destaque no cenário nacional, com um público fiel, cujas músicas marcaram a geração dos anos 1990”, comenta Márcio Pimenta, umd os organizadores do Festival.
Máquina de “hits”, Ultramen traz o legado da geração 90!
Eu sou muito fã do Ultramen, uma das bandas mais interessantes que surgiu naquele cenário do início dos aos 1990. Liderado por Tonho Crocco, o coletivo lançou cinco álbuns em sua trajetória marcante nas rádios e nos sempre explosivos shows. É também uma máquina de hits que certamente marcaram a memória do público como “Dívida”, “Preserve”, “Máquina do Tempo”, “Bico de Luz”, “Tubarãozinho”, “Peleia”, entre tantas outras.
Aliás, duas curiosidades: a canção “Peleia” tornou-se uma espécie de trilha sonora usada por internautas em vídeos sobre a resistência gaúcha diante da catástrofe causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A tragédia também afetou o planejamento de 2024 da banda, pois ainda há duas músicas para serem lançadas assim que as coisas se normalizarem no estado. Isso indica que haverá lançamentos em breve, mas antes, a banda se prepara para um show no Uruguai, no mês de setembro.
A outra curiosidade é que a Ultramen assinou seu primeiro contrato com o selo Rock It!, de propriedade do músico e produtor Dado Villa-Lobos, guitarrista do Legião Urbana. O Rock It! tem um peso muito importante no surgimento da cena do rock dos anos 1990, junto com a Banguela Records, do saudoso produtor e jornalista Carlos Eduardo Miranda – que lançou Raimundos, Mundo Livre S/A, Maskavo, Graforréia Xilarmônica, e, dizem por aí, quase o Dazaranha!
Ultramen trará para o Mundial sua atual formação com Tonho Crocco (vocal), DJ Anderson, Leonardo Boff (teclados), Malásia (percussão), Pedro Porto (baixo), Zé Darcy (bateria) e Chico Paixão (guitarra). São pelo menos 33 anos de muita história e barulho.
O Mundial Rock 2024 é promovido pela NDTV, com realização da Rezoc Produções e Eventos, Pimenta Music e MGM Music & Businesses; e incentivo do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) e Fundação Catarinense e Cultura.
Expo Tatto no Mundial
Já é tradicional a participação da Expo Tatto nas edições do Mundial Rock, mas este ano a presença do “maior congresso de tatuagem” do Estado tem um gostinho especial. Adiado por motivos de força maior somente para 2025, Mauricio Civetta e sua equipe de tatuadores estará num espaço ainda maior que em 2023 tatuando os “mundial rockers”.
Além disso, durante os dois dias de Festival, Luiza Pedrozo, eleita recentemente Miss Tattoo Floripa, estará ao lado do Mister Tattoo Floripa, Rafael Farber Sucharski, circulando pelo Festival, curtindo as atrações e exibindo a bela faixa de 2024.