![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/nd-blumenau-18-3.jpg)
Existem mais de três mil espécies de cobra espalhadas pelo planeta. Mesmo assim, é pouco provável que você já tenha visto uma “cobra arco-íris”.
![A imagem mostra uma cobra arco-íris ou cobra lábios brancos com escamas coloridas.](https://static.ndmais.com.br/2024/09/nd-blumenau-18-2-800x600.jpg)
As cobras arco-íris são nativas da ilha da Nova Guiné e de algumas das ilhas vizinhas do leste da Indonésia – Foto: Internet/Reprodução ND
A píton-de-lábios-brancos (Leiopython albertisii), é uma cobra da família Pythonidae. Elas são nativas da ilha da Nova Guiné e de algumas das ilhas vizinhas do leste da Indonésia.
Encontradas principalmente em habitats florestais, incluindo pântanos costeiros e florestas tropicais de monções, a espécie foi descoberta e descrita pela primeira vez em 1878, em Nova Guiné.
Porque cobra arco-íris?
No geral, a cobra arco-íris não tem padrões de cores, mas algumas foram encontradas com marcações. Quando amadurecem, sua pele assume uma iridescência muito bonita que, na iluminação certa, se parece com um arco-íris.
![A imagem mostra uma cobra arco-íris da espécie píton com cores que refletem.](https://static.ndmais.com.br/2024/09/nd-blumenau-20-800x600.jpg)
A cobra arco-íris não tem padrões de cores, mas algumas pítons rara do norte já foram encontradas com algumas marcações- Foto: Internet/Reprodução ND
A coloração das “cobras arco-íris” geralmente ficam no violeta-amarronzada ou um azul-escuro que desbota para cinza na barriga.
Sua cabeça tem cor preta brilhante e formato triangular. Como o nome da espécie indica, píton-de-lábios-brancos, as escamas labiais superiores e inferiores (lábios) são brancas.
Hábitos da cobra arco-íris
Ao contrário de outras espécies de pítons, elas são caçadoras ativas que buscam presas em vez de esperar para dar uma emboscada. A serpente localiza presas no escuro por meio de fossos sensíveis ao calor em suas mandíbulas, semelhantes aos das víboras.
Segundo o zoológico interativo de répteis do sudeste de Michigan, O Reptário, as características da cobra arco-íris podem ser destacadas da seguinte forma:
Alimentação: sua dieta é composta de uma variedade de lagartos, pequenos mamíferos, roedores e pássaros. As cobras matam suas presas capturando e enrolando-se em torno de sua comida, se contraindo para sufocar e engoli-la.
Expectativa de vida: podem viver entre 20 e 30 anos ou mais, embora seja mais provável que sobrevivam apenas até 20 anos na natureza.
Habitat natural: as cobras da espécie são nativas da ilha da Nova Guiné e de algumas das ilhas vizinhas do leste da Indonésia. Podem ser encontradas em habitats florestais, incluindo pântanos costeiros e florestas tropicais de monções.
Tamanho da cobra: no geral, essa serpente cresce até um tamanho médio. As pítons-de-ábios-brancos do norte podem crescer até 7 pés de comprimento, mas as píton-de-lábios-brancos do sul crescem um pouco mais, até 9 pés de comprimento. Os adultos da píton-de-lábios-brancos crescem até uma média de cerca de 6–7 pés de comprimento total.
As pítons são venenosas e agressivas?
De acordo com O Reptário, cobras arco-íris não são venenosas, mas elas ainda mordem. “Se você encontrar uma mordida de uma píton-de-lábios-brancos, é recomendado lavar imediatamente e borrifar Bactine ou um desinfetante similar e cobri-la com um curativo, se necessário”.
Cobras arco-íris podem também ser agressivas. Elas geralmente não se importam em ser seguradas, mas podem ser defensivas, territoriais e não gostam muito do toque.
E elas não hesitam em transmitir sua mensagem. Conhecidas como “cobras ásperas”, elas ocasionalmente cortam e mordem você se se sentirem ameaçadas ou não quiserem ser manuseadas.
Mesmo que não mordam, cobras arco-íris podem demonstrar seu descontentamento de outras maneiras desagradáveis. Se assustadas, as pítons-de-lábios-brancos podem fazer uma secreção não muito cheirosa ou borrifar urina em seu portador.
Posso ter uma de estimação?
Embora sejam cobras sem dúvida lindas, a píton-de-lábios-brancos não é uma espécie popular de cobra para se ter como animal de estimação.
![A imagem mostra um homem segurando uma cobra colorida da espécie píton.](https://static.ndmais.com.br/2024/09/nd-blumenau-19-800x600.jpg)
Não é recomendado ter uma cobra arco-íris como animal de estimação. – Foto: Internet/Reprodução ND
“Elas têm uma reputação de ter mal temperamento e serem agressivas.” segundo o zoo O Reptário. Embora sejam inteligentes e curiosas, elas não são dóceis e podem ficar facilmente abaladas.
A menos que você seja um manipulador experiente ou especialista em répteis, não é recomendado ter uma cobra arco-íris como animal de estimação.
Confira o efeito das escamas da cobra arco-íris
As cores da cobra arco-íris refletem de acordo com a luz. – Vídeo: Instagram/Reprodução ND