

Frente fria intensa vai derrubar temperaturas abaixo de 0°C com possibilidade de neve em SC – Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura Municipal de Urupema
Santa Catarina se prepara para uma mudança expressiva nas condições climáticas a partir da próxima semana. A previsão é que entre os dias 27 e 28 de maio (terça e quarta-feira), uma intensa frente fria avance pelo estado.
O fenômeno deve provocar temporais localizados, com fortes chuvas, rajadas de vento, risco de granizo, queda nas temperaturas e até possibilidade de neve em SC.
A primeira massa de ar frio com origem polar deste outono deve atingir o Sul do Brasil, impactando diretamente o território catarinense. Logo após a passagem da frente fria, está previsto um declínio acentuado nas temperaturas, com a chegada de um ar mais seco e gelado.

Geadas mais amplas deve ocorrer na Serra catarinense entre 27 e 28 de maio – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND
Chance de neve em SC pode ocorrer na madrugada de quinta-feira na Serra catarinense
Entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), existe a possibilidade de neve em SC, especificamente nas áreas mais elevadas do Planalto Sul, segundo a Epagri/Ciram. A confirmação definitiva do fenômeno deverá ser feita nos próximos dias, conforme os modelos meteorológicos forem atualizados.
Além disso, para o final de maio e o início de junho, a previsão é de tempo estável e seco em todo o estado, acompanhado de temperaturas mínimas extremamente baixas, com registros abaixo de 0°C ao amanhecer, especialmente em regiões situadas acima de 700 a 800 metros de altitude.
As condições também favorecem a ocorrência de geada de forma mais ampla nas regiões do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. O cenário climático exige atenção da população, especialmente em áreas rurais e agrícolas, devido aos possíveis impactos das baixas temperaturas.

Santa Catarina terá ainda temporais devido à passagem de uma intensa frente fria – Foto: Gabriel Lain/Arquivo/ND
Especialista alerta para possibilidade de neve em SC
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, em um vídeo publicado em suas redes sociais, uma intensa frente fria traz temporais que podem apresentar alguma severidade, com risco de tornado e micro explosão, no Oeste e Sul catarinense, na próxima semana.
Além disso, o meteorologista alerta para uma queda brusca nas temperaturas. “Uma massa de ar polar avança já na quarta à noite. Na quinta e na sexta, pode haver geadas em vários pontos do Sul do Brasil e não pode ser descartada a ocorrência de neve”, alertou.
Scheuer alerta que algumas simulações apontam a condição de neve em SC. Porém, ele destaca que o fenômeno pode ocorrer discretamente e em poucas áreas do topo da Serra catarinense. “É aquela neve muito isoladamente, mas que não pode ser descartada”, diz.