

Assim como outras áreas negligenciadas, essa parte do corpo pode acumular sujeira e causar problemas dermatológicos – Foto: Freepik/ND
Não é o umbigo nem o pé, apesar de também serem negligenciados e fontes de bactérias, outra parte do corpo se destaca por ser frequentemente esquecida na hora do banho.
A falta de higienização da região retroauricular, atrás das orelhas, uma área escondida, pode causar problemas dermatológicos.
A parte do corpo que todo mundo esquece de lavar
De acordo com o portal americano Parade, a pele atrás das orelhas acumula facilmente sujeira, oleosidade natural e células mortas por causa de suas dobras.
O dermatologista Dr. Roger Kapoor explica ao Parade que esse acúmulo acontece rapidamente.
A dermatologista Dra. Anna Chacon confirma essa afirmação e alerta que o uso de protetor solar e loções, especialmente no verão, pode piorar a situação se a área não for bem limpa.

A parte do corpo atrás das orelhas costuma ser esquecida na hora da higienização diária – Foto: Dmytro Sheremeta/ND
O que acontece se não lavar esta parte do corpo?
Se não for limpa com frequência, a área atrás das orelhas pode se tornar um ambiente ideal para a proliferação de bactérias.
Segundo o Dr. Kapoor, o risco de infecções e irritações aumenta, principalmente se houver cortes ou machucados.
Também podem surgir problemas como dermatite seborreica, que causa coceira, vermelhidão e descamação, além de mau cheiro e espinhas causadas pelo acúmulo de sujeira e oleosidade.
Como limpar a parte atrás das orelhas

A pele dessa parte do corpo é sensível e está sujeita a irritações causadas pelo acúmulo de suor, sebo e resíduos – Foto: Imagem gerada por IA/ND
Para limpar bem a parte atrás das orelhas, não basta só contar com o xampu, segundo o Dr. Kapoor, é importante lavar a região de forma intencional.
Use o mesmo sabonete do corpo, esfregue suavemente com os dedos, enxágue bem e seque completamente.
Ele também recomenda limpar com frequência as hastes dos óculos, que podem acumular bactérias.