
Acabou a espera! O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal na manhã deste sábado (14). A equipe comandada pelo catarinense Marquinhos Xavier enfrenta a seleção de Cuba a partir das 9h30 (de Brasília). A partida acontece no Complexo Esportivo de Bukhara, no Uzbequistão.

Brasil encara Cuba pela 1ª rodada da Copa do Mundo de Futsal – Foto: Leto Ribas/CBF/ND
A seleção brasileira, líder do ranking mundial, está no Grupo B da competição e, a tendência, é que avance em primeiro lugar sem maiores sustos. Além de Cuba, a equipe também vai enfrentar Croácia e Tailândia na primeira fase.
Maior campeão do torneio, com cinco taças, o Brasil não vence o Mundial desde 2012, quando bateu a Espanha na grande final.
Após isso, o Brasil viveu um período de mais baixos do que altos, sendo eliminado no Mundial seguinte, em 2016, nos pênaltis pelo Irã ainda nas oitavas de final.
Já em 2021, com a gestão da Seleção já com a CBF, anteriormente a equipe ficava sob gestão de outra entidade, a Confederação Brasileira de Futsal, que passava por grave crise financeira, o Brasil parou nas semis.
Os catarinenses
Natural de Joinville, o catarinense Marquinhos Xavier está à frente da Seleção desde julho de 2017.

Marquinhos Xavier (à esq.) mira título com a Seleção – Foto: Leto Ribas/CBF/ND
Além dele, Santa Catarina tem outros cinco representantes dentro de quadra: Willian, Dyego, Pito, Roncaglio e Ferrão.
Ferrão e Marcênio
O técnico Marquinhos Xavier confirmou as presenças de Ferrão e Marcênio entre os relacionados para a estreia.
A dupla passou mais tempo na fisioterapia do que dentro de quadra nesta semana de preparação, ambos se recuperavam de lesões.
O catarinense sofreu uma ruptura do tendão de aquiles na temporada passada e voltou a treinar apenas em 2024. Já Marcênio sofreu um problema muscular.

Natural de Chapecó, Ferrão é um dos catarinenses da Seleção – Foto: Leto Ribas/CBF/ND
“Eles estão bem, já estarão à disposição na estreia. A utilização vai depender de uma série de coisas. Se eu não utilizo, eu tenho um tempinho a mais para eliminar qualquer possibilidade, e se eu utilizar eles estão preparados para jogar normalmente como os outros”, disse o treinador.
Melhor do mundo
O catarinense Pito foi eleito nesta sexta-feira (13) o melhor jogador do mundo de futsal da temporada 2023 pela Futsal Planet. O jogador foi pego de “surpresa” e recebeu a notícia logo após o último treinamento da seleção brasileira antes da estreia.
“Muito feliz, faz tempo que eu estava esperando esse prêmio e agora deu tudo certo. Só quero agradecer minha família, minha esposa que está sempre comigo e todos os jogadores que participaram desse ano maravilhoso”, disse o jogador à CBF.

Pito é o camisa 10 da seleção brasileira – Foto: Leto Ribas/CBF/ND
Natural de Chapecó, Pito é jogador do Barcelona, da Espanha. Para vencer o prêmio ele superou nomes como o do argentino Alan Brandi, o espanhol Catela, os brasileiros Charuto, Gustavinho e Richard, além do português “Pany” Varela.
“Pany” Varela, por exemplo, foi o melhor do mundo pela Futsal Planet em 2022.
FICHA TÉCNICA:
Brasil x Cuba – Copa do Mundo de Futsal (fase de grupos)
BRASIL:
- Goleiros: Guitta, Roncaglio e Willian
- Fixos: Neguinho e Marlon
- Alas: Felipe Valério, Leandro Lino, Marcênio, Arthur, Dyego e Marcel
- Pivôs: Pito, Rafa Santos e Ferrão
- Técnico: Marquinhos Xavier
CUBA:
- Goleiros: Kevin Rueda e Ariel Perez
- Fixos: Jorge Gonzalez e Cristian Morejon
- Alas: Dyllan Hernandez, Cristian Cabrera, Cristian Valiente, Pablo Tomayo, Iduan Martinez, Dayan Cotilla, Diego Ramirez
- Pivôs: Berni Llanes, Jonathan Hernandez e Barbaro Alvarez
- Técnico: Osmel Valdivia
Onde assistir: Fifa+ e Cazé TV
Árbitro: Ondrej Cerny (República Tcheca)
Local: Complexo Esportivo de Bukhara, no Uzbequistão
Data: 14/9/24
Horário: 9h30 (de Brasília)