‘Coyote’ é o primeiro cão policial da PM a saltar de paraquedas no Brasil, diz SSP; veja o vídeo


Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. Coyote, um pastor belga malinois de três anos, foi o primeiro K9 a saltar de paraquedas no país. Cão policial salta de paraquedas durante treinamento em Boituva
O cão policial Coyote foi o primeiro animal da Polícia Militar (PM) a saltar de paraquedas no Brasil, durante um treinamento de intervenção tática da PM realizado em Boituva, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Assista ao vídeo do salto acima.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O salto foi realizado em abril e divulgado pela SSP na quarta-feira (21). William Aguiar, de Boituva, foi o instrutor que realizou o salto com o tutor de Coyote, o cabo Diego Albuquerque.
Ao g1, o instrutor de paraquedismo contou como surgiu a ideia de fazer o salto. “Surgiu após um questionamento de um dos capitães do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de SP se havia a possibilidade de a gente fazer um salto, teste, treinamento na real, com o cão”, explica.
A parceria entre a empresa de paraquedismo e as forças de segurança do Brasil já existe há algum tempo, conforme William. “Nunca havia sido feito nenhum salto com condutor e com animal (K9). Então, preparamos as partes para poder prender o cachorro ao condutor e ao paraquedista”, relata.
Na foto, o instrutor de paraquedismo William Aguiar, o cabo Diego Albuquerque e o cão policial Coyote
Reprodução/Secretaria de Segurança Pública
🪂 ‘Desafio estratégico’
Segundo a SSP, no Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. O treinamento feito em Boituva com o cão policial (K9) trouxe uma nova possibilidade para lidar com ocorrências aeronáuticas.
“O salto foi pensado como um desafio estratégico, alinhado à versatilidade exigida de um cão de intervenção tática, como forma de testar a adaptação do Coyote às situações de infiltração aérea”, explica o policial Diego Albuquerque, que faz parte do Gate.
SSP informou que os equipamentos usados pelo Coyote são feitos especificamente para cachorros
Reprodução/Secretaria de Segurança Pública
Entre outros cães policiais, o Coyote foi o único escolhido para realizar o salto: “Pelo fato de ser o único cão nessa modalidade, o Coyote se destacou pelo perfil comportamental equilibrado e alto nível de obediência sob estresse”.
Além do salto “radicAU”, o pastor belga, de três anos, já foi exposto a simulações com tiros reais, ambientes com fumaça densa, contenção de indivíduos armados e infiltrações em áreas de risco, segundo Albuquerque.
🐶 Preparo do animal
O instrutor de paraquedismo reforçou como funcionou o preparo do animal para realizar a atividade: “É um cão realmente muito preparado para esse tipo de atividade, e saltar de paraquedas era mais um passo no treinamento desse cão”.
“Esse foi o primeiro cão de intervenção da polícia a saltar de paraquedas que a gente tem na história, e tudo correu muito perfeito. O cão se comportou muito bem, o salto foi muito bom, o condutor conduziu esse cão com excelência. Então, foi algo fantástico, sensação incrível”, descreveu William Aguiar.
Coyote foi o primeiro cão policial ao saltar de paraquedas em Boituva (SP)
Reprodução/Secretaria de Segurança Pública
Após o primeiro salto, a equipe pretende realizar novos treinamentos, segundo o policial Albuquerque. “Existe, sim, a expectativa de novos saltos, tanto para reforço do treinamento quanto para possíveis missões que exijam esse tipo de infiltração.”
“A principal motivação foi testar e comprovar a capacidade de um cão de intervenção tática realizar infiltrações aéreas com segurança, abrindo caminho para futuras operações de elite que exijam mobilidade rápida e silenciosa”, reforçou o policial.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.