
Segundo o Ibama, a transferência tem como objetivo contribuir para a conservação dos primatas amazônicos, promover o bem-estar e fortalecer a diversidade genética da população mantida fora do ambiente natural. Macacos-barrigudos da Amazônia são transferidos de Manaus para zoológico em SP para projeto de conservação.
Divulgação
Duas fêmeas jovens de macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha cana), espécie típica da Amazônia, foram transportadas de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) na manhã desta quarta-feira (15), pelo programa Avião Solidário da LATAM, em uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba (SP), e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Tieta e Sofia, como são chamadas as primatas, chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus no dia 12 de fevereiro, vindas do município de Tefé, no interior do Amazonas.
Segundo o Ibama, a transferência tem como objetivo contribuir para a conservação dos primatas amazônicos, promover o bem-estar dos indivíduos e fortalecer a diversidade genética da população mantida fora do ambiente natural.
“O manejo e o cuidado com esses animais são fundamentais para garantir não só a saúde deles, mas também a continuidade da espécie em ambientes sob nossa responsabilidade”, explicou o Ibama em nota.
O transporte aéreo reduziu para cerca de quatro horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria mais de dois dias. O tempo de viagem menor garantiu mais segurança e conforto para os animais, que agora passarão a compor um novo grupo social no zoológico de Sorocaba.
Segundo a organização do programa Avião Solidário, desde sua criação, mais de 4,6 mil animais foram transportados gratuitamente no Brasil, além de toneladas de doações e insumos para situações emergenciais.