Conclave: os 133 cardeais que vão eleger o novo papa já chegaram

Cardeais durante a Congregação Geral, nesta segunda (5)Reprodução/Vatican News

O Vaticano informou na noite desta segunda-feira (5) que os 133 cardeais eleitores já se encontram em Roma, para o Conclave que terá início na quarta-feira, 7 de maio. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que 179 cardeais (incluindo 132 dos eleitores) participaram da décima Congregação Geral na manhã de segunda, no Vaticano. 

Os aptos a votar no Conclave ficarão hospedados na Casa Santa Marta e na antiga Santa Marta, em quartos já sorteados pelo Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell. Segundo Bruni, os cardeais eleitores poderão se deslocar da Casa Santa Marta até a Capela Sistina conforme desejarem, inclusive a pé — porém por um percurso protegido.

Assuntos discutidos

Reunidos para a Congregação Geral, os cardeais discutiram nesta segunda 26 intervenções que abordaram temas centrais para a Igreja e para o futuro do conclave. Entre os assuntos, destacou-se a relação entre o direito canônico e o papel do Estado da Cidade do Vaticano, além da natureza missionária da Igreja em um mundo em constante mudança.

A atuação da Caritas em defesa dos pobres também foi lembrada, assim como a forte presença de jornalistas no local, interpretada como sinal de que o Evangelho continua relevante e atual, reforçando o compromisso da Igreja com o mundo.

A oração realizada durante a pandemia de COVID foi citada como símbolo de esperança em meio ao medo. Em relação ao novo Papa, muitos cardeais expressaram o desejo de ver um líder próximo do povo, que promova a comunhão e a unidade em um cenário global marcado por crises, afirma o Vaticano. 

Outros temas discutidos incluíram os desafios da transmissão da fé, o cuidado com a criação, os conflitos armados e a fragmentação da sociedade. Também foram manifestadas preocupações sobre divisões internas na Igreja. De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papel das mulheres nas congregações também foi debatido.

Bruni afirmou ainda que todos os esforços estão sendo feitos nas Congregações Gerais para garantir que cada cardeal que deseje intervir tenha a devida oportunidade de fazê-lo.

Já os trabalhos de preparação da Capela Sistina e das acomodações nas duas Casas Santa Marta estão praticamente concluídos, e os cardeais poderão realizar o check-in a partir da manhã desta terça-feira (6), informou o Vaticano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.