
Municípios da região leste da Bahia estão em alerta máximo para acumulado de chuva nesta sexta-feira (2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso vermelho, o de maior risco, na manhã de hoje.
Segundo o Inmet, a região metropolitana de Salvador e o centro-norte baiano serão as áreas mais afetadas. Nesses locais, a previsão aponta chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
O Inmet alerta para grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Há dois dias, a Defesa Civil publicou no Instagram o motivo do aumento das chuvas na região. Segundo a publicação, a passagem de uma frente fria vai impulsionar a precipitação no litoral sul baiano, além da região de Vitória da Conquista, Itabuna e Recôncavo.
A chuva já causou transtornos em Salvador. A Defesa Civil da cidade (Codesal) registrou 99 ocorrências relacionadas às tempestades entre 0h e 12h20 desta sexta. Os registros envolvem riscos estruturais, deslizamentos e quedas de árvores em diversos bairros da capital.
Instruções para quem está nas áreas afetadas
Segundo o Inmet, as pessoas que estiverem nas regiões afetadas pelas chuvas devem tomar as seguintes precauções:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Mais informaçõe e serviços devem ser consultados junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alertas laranja e amarelo para chuvas intensas
O Inmet emitiu outros dois alertas para a Bahia: um laranja e um amarelo, ambos para chuvas intensas.
O amarelo, de perigo potencial, indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Ele vale até às 23h de hoje.
Já o alerta laranja, de perigo, indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Nesse caso, há risco de transtornos à população. O alerta vai até o dia 4 de maio e abrange o nordeste e o centro norte do estado, além da região metropolitana de Salvador. Também há focos de chuva no leste, agreste e sertão sergipano.