

Foi identificado como Miguel Antunes Versari, o menino esquecido em carro. – Foto: Montagem/ND
A morte do pequeno Miguel Antunes Versari, de apenas 3 anos e 10 meses, comoveu o tranquilo município de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O menino esquecido no carro na última sexta-feira (25) não resistiu após permanecer cerca de 10 horas trancado no veículo, no bairro Morado do Sol.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 17h, mas, infelizmente, Miguel já estava sem vida quando o socorro chegou.
Segundo o delegado de Polícia Civil, Édipo Flamia Helt, a madrasta, que tem um relacionamento com a mãe da criança há cerca de 4 anos, relatou, em depoimento, que a rotina da família envolvia levar a mãe da criança ao trabalho, depois deixar Miguel na creche e, em seguida, retornar para casa.
Em casa, a madrasta deixava o carro na garagem, pegava a motocicleta e seguia para o trabalho no município de Tangará. Na sexta-feira, no entanto, Miguel apresentava sintomas de gripe, havia sido medicado e estava mais sonolento do que o habitual. Ele acabou adormecendo no banco traseiro do carro.
Ainda conforme o depoimento, a madrasta teria levado a mãe da criança ao trabalho, mas não percebeu que Miguel permanecia no veículo. Em seguida, foi trabalhar, retornou à residência e passou a realizar tarefas domésticas.
Somente por volta das 17h, ao se dirigir ao carro para buscar o menino na creche, ela percebeu que ele ainda estava no banco traseiro, já sem sinais vitais. Desesperada, pediu ajuda e uma vizinha acionou as forças de segurança.
Ela disse em depoimento que sofre de déficit de atenção e faz uso de medicamentos e psicoterapia.

Menino esquecido no carro: Miguel ficou cerca de 10 horas dentro do carro em Videira – Foto: Divulgação/ND
Prefeitura lamenta morte do menino esquecido no carro
A prefeitura de Videira lamentou a morte do menino esquecido no carro. Em nota, a Administração Municipal informou que Miguel, era aluno do Maternal II, do Cemei Lúcia Grazziotin e, em sua breve passagem, encantou a todos com sua alegria, seu sorriso sincero e sua pureza de criança.
“Sua presença iluminava os dias e deixava marcas de ternura e amor por onde passava. Neste momento de dor imensurável, nos solidarizamos profundamente com seus familiares, amigos e toda a comunidade escolar, pedindo a Deus que conforte seus corações”.
Veja 8 perguntas e respostas sobre morte de menino esquecido no carro em SC
1. O que aconteceu em Videira?
Um menino de 3 anos foi encontrado morto em um carro na cidade de Videira, Meio-Oeste de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar, ele teria sido esquecido no veículo pela madrasta durante todo o dia 25 de abril de 2025.
2. Quem era responsável pela criança no momento da tragédia?
De acordo com informações da Polícia Civil, a madrasta da criança havia saído de carro por volta das 7h para levar a mãe do menino ao trabalho. O menino estava dormindo no banco traseiro e acabou sendo esquecido.
3. Como e quando a criança foi encontrada?
A madrasta voltou ao carro apenas por volta das 17h para buscar Miguel na creche. Foi então que ela encontrou o menino esquecido no carro sem sinais vitais. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a morte foi constatada no local.
4. O que causou a morte da criança?
Ainda não há laudo oficial divulgado que confirmem o que causou a morte do menino, mas casos semelhantes apontam que o superaquecimento (hipertermia) dentro do veículo fechado é a principal causa de morte em situações como esta.
5. Qual a responsabilidade da madrasta no caso?
A madrasta foi levada para prestar depoimento na delegacia. A Polícia Civil investiga o caso para apurar se houve negligência culposa (sem intenção) ou se existem outros elementos.

Menino esquecido no carro: Miguel foi encontrado morto dentro do carro – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
6. A mãe do menino esquecido no carro pode ser responsabilizada?
Até o momento, a investigação não apontou envolvimento direto da mãe na omissão. A responsabilidade jurídica tende a recair sobre quem estava com a guarda da criança no momento.
7. Há risco da madrasta ser presa?
Dependendo da conclusão da investigação e da análise do Ministério Público, ela pode ser indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar), com possibilidade de prisão preventiva, mas isso será determinado apenas após conclusão do inquérito policial.
8. Como está a investigação até agora?
A Polícia Civil de Videira está colhendo depoimentos e aguardando resultados da perícia. Um inquérito foi aberto e a investigação está em andamento, sem conclusão oficial divulgada até o momento.
Despedida do menino esquecido no carro em SC
O velório do pequeno Miguel aconteceu ainda no sábado (26) na Capela Prever de Campo Mourão, no Paraná. O sepultamento aconteceu no Cemitério Municipal São Judas Tadeu, em Campo Mourão.
O ND Mais tentou localizar familiares do menino, mas não conseguiu contato até a publicação.