

Manutenção da rede elétrica foi necessária devido a defeitos no sistema após tentativa de furto de fios – Foto: Divulgação/Celesc/ND
Cerca de 827 unidades do Centro de Florianópolis foram afetadas pela falta de energia elétrica na manhã desta quinta-feira (24). Segundo a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), o desligamento ocorreu para que fosse realizada a manutenção da rede.
Os reparos se tornaram necessários após uma tentativa de furto de fios registrada na madrugada de quarta-feira (23), que causou defeitos no sistema. O desligamento programado ocorreu das 6h às 7h30.
Conforme a Celesc, a ação foi necessária “para garantir a segurança da equipe técnica e a plena recuperação do sistema”.
A falta de energia também impactou o trânsito na região central da cidade. O acesso ao Centro pela avenida Gustavo Richard foi bloqueado, pois um dos semáforos foi afetado pelo desligamento da rede.
Segundo a Guarda Municipal, o equipamento continuava desligado às 8h20, e agentes estavam no local orientando os motoristas.

Falta de energia alterou trânsito na avenida Gustavo Richard – Foto: Ricardo Pastrana/GMF/ND
Tentativa de furto de fios causou falta de energia em Florianópolis
O apagão em Florianópolis durante a manhã de quarta-feira teria sido causado por criminosos que tentavam furtar cabos da rede subterrânea de energia, segundo informou a Celesc.

Furto de cabos elétricos causou o apagão em Florianópolis de quarta-feira, afirma Celesc – Foto: Divulgação/Celesc
Cerca de 2 mil unidades consumidores foram afetadas pela falta de energia. A tentativa de furto danificou e gerou pane na rede elétrica em um ponto crucial do sistema, que abastece vias movimentadas como Conselheiro Mafra e Felipe Schmidt.