Tarcísio apresenta projeto do túnel Santos-Guarujá na Europa e busca atrair R$ 6 bilhões para obra


Governador de São Paulo visita três países e apresenta obra inédita no Brasil, que prevê gerar 9 mil empregos e conectar Santos e Guarujá. Governador de SP, Tarcisio de Freitas (Republicanos), apresenta projeto do Túnel Santos-Guarujá a investidores europeus
Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresenta o projeto do Túnel Santos–Guarujá a investidores da Dinamarca, Holanda e Noruega durante o 3º Roadshow Internacional de 2025, que segue até sexta-feira (26). A iniciativa busca atrair R$ 6 bilhões em investimentos para a obra por uma concessão por 30 anos. O leilão está marcado para para 1° de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, ligando as cidades por três faixas por sentido, além de ciclovia, passagem para pedestres e uma faixa adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
De acordo com Governo de São Paulo, o projeto será ofertado como concessão patrocinada, uma modalidade da Parceria Público-Privada (PPP), onde o estado arcar com um percentual da remuneração da empresa, que tem como complemento as taxas obtidas com as tarifas.
Além do túnel, cuja obra deve gerar 9 mil empregos, a comitiva paulista apresenta a proposta de concessão das travessias litorâneas e fluviais, que inclui a operação e modernização de 14 linhas aquaviárias por um período de 20 anos.
Missão na Europa
Além do governador, a comitiva é formada por autoridades estaduais, como o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e a secretária de Comunicação, Lais Vita.
A agenda inclui reuniões com empresas de engenharia e mobilidade como Ballast Nedam, TEC Tunnel, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S, além de uma visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, que está em construção entre Dinamarca e Alemanha e terá 18 km de extensão, com quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas.
“O Túnel Santos-Guarujá, por exemplo, aguardado há quase 100 anos, finalmente sairá do papel, trazendo investimentos e geração de emprego para a Baixada”, disse o governador Tarcísio de Freitas, em nota.
Sobre o túnel
O projeto da ligação seca prevê um túnel submerso de 870 metros, oferecendo uma alternativa rápida de 1,5 minuto entre Santos e Guarujá. Atualmente, os usuários têm duas opções: a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com 40 km e 50 minutos de viagem, ou a balsa, que leva de 20 minutos a 2 horas, dependendo do tráfego, movimentação no porto e condições climáticas.
Segundo o Governo do estado, a média diária de pessoas que atravessam os municípios por meio de balsas atualmente é de 78 mil, com mais de 20 mil veículos.
Presidente lança edital do túnel Santos-Guarujá
Divulgação/ Arte g1
O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.
O trecho vai ligar o cais do Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres. Serão seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Os estudos referentes ao projeto estão disponíveis para consulta aos interessados no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio do processo 195/2024.
Os próximos passos
O consultor portuário Ivam Jardim explicou que as etapas seguintes à publicação do edital geralmente incluem: esclarecimentos, entrega e análise das propostas, julgamento, leilão, homologação, adjudicação, assinatura do contrato e ordem de serviço.
“O edital representa apenas a fase inicial do processo. Ainda há um caminho longo a percorrer, incluindo consultas públicas, ajustes e a definição de detalhes contratuais”, disse o consultor.
Jardim ressaltou que só a partir da publicação do edital o rito de execução da obra será definido. “É importante destacar que grandes projetos de infraestrutura demandam tempo para que todas as etapas sejam cumpridas com transparência e segurança jurídica. O início efetivo da construção dependerá da finalização desses trâmites”.
As etapas
Publicação do Edital: Esta fase envolve a divulgação oficial do edital de licitação, contendo todas as informações e requisitos para os interessados em participar do processo.
Esclarecimentos: Mesmo antes da publicação do edital, o projeto já passou por consulta pública, onde interessados puderam analisa os documentos e tirar dúvidas. Agora, portanto, o caso segue para a fase de esclarecimentos sobre o documento e a licitação.
Entrega das propostas: Os participantes deverão elaborar e submeter suas propostas dentro do prazo determinado no edital, cumprindo todos os requisitos técnicos, financeiros e jurídicos exigidos.
Análise e Julgamento das propostas: As propostas serão avaliadas com base nos critérios do edital, sendo o principal o maior desconto sobre o valor máximo pago pelo governo, para garantir maior eficiência e benefício à população.
Leilão: Ocorrerá em sessão pública, onde as propostas serão apresentadas e a vencedora será anunciada.
Homologação e adjudicação: Após a conclusão do leilão, o resultado será homologado e o contrato será formalmente atribuído à empresa vencedora, tornando-a responsável pela execução do projeto.
Assinatura do contrato e Ordem de serviço: A etapa final envolve a assinatura do contrato de concessão entre o poder concedente e a empresa vencedora, seguida da emissão da ordem de serviço, que autoriza o início das obras.
Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá
g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.