70 dias de navegação pela costa brasileira. Esse é o desafio que a expedição Voz dos Oceanos, liderada pelo capitão Vilfredo Schurmann, irá enfrentar para levar mensagens de ambientalistas às autoridades globais. A tripulação embarcou nesta terça-feira (10) em Florianópolis e pretende chegar ao Rio de Janeiro em 18 de novembro, quando ocorre a próxima reunião do G20.
Objetivo da viagem
Por onde passar, a tripulação coletará mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas e ONGs e de representantes da sociedade civil, formando um mural a bordo, chamado “Ecoando Vozes”.
“Cada voz encontrada tem sua representatividade e força. É uma história a ser compartilhada e, no G20, se materializará em uma onda de vozes reunidas, que ecoarão junto às autoridades presentes ao ser entregue pessoalmente a uma delas”, conta Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos.
A Família Schurmann já está a bordo do Vitória Régia, um veleiro de 18 metros de comprimento feito à mão em Belém, no Pará, dando início à nova jornada.
“Nesta expedição, nossa Voz dos Oceanos voltará a encontrar lideranças engajadas na preservação ambiental e revisitará alguns projetos relacionados à proteção de rios e mares para conferir a continuidade e o crescimento das ações”, explica o Capitão Vilfredo Schurmann, que já soma 40 anos de navegação em alto mar.
Itinerário deste ano:
SC
- Florianópolis;
- Itajaí;
- Balneário Camboriú;
- São Francisco do Sul;
PR
- Paranaguá;
- Ilha do Mel;
SP
- Santos;
- Ilhabela;
- Ubatuba;
RJ
- Paraty;
- Angra dos Reis/Porto Frade;
- Ilha Grande; Rio de Janeiro;
Voz dos Oceanos no encontro do G20
Para David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, conectar o propósito das expedições com eventos de relevância mundial, como o encontro do G20, é a oportunidade ideal para o debate e proposição de ações mais efetivas de combate à poluição ambiental.
“Com a expedição, continuaremos documentando e compartilhando o que já está sendo feito pelo país, encontrando e compartilhando histórias e ações inspiradoras para recuperação, conservação e proteção do nosso Planeta Água”, diz David.
Apoio do setor privado
A nova expedição marítima Voz dos Oceanos também traz a bordo a empresa de operações portuárias Santos Brasil, primeira apoiadora dessa jornada 2024.
“Nós do setor privado temos que unir forças e apoiar projetos que busquem conscientizar, educar e engajar a sociedade em prol de mudanças práticas, que gerem impactos positivos no nosso planeta”, diz o diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda.