
Considerada um dos maiores eventos de fé do Brasil, a Procissão do Senhor dos Passos chega à 259ª edição e deve reunir cerca de 80 mil fiéis no Centro de Florianópolis, neste sábado (5) e domingo (6). Realizada anualmente, 15 dias antes da Páscoa, a celebração é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e do Brasil, reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Procissão do Senhor dos Passos tem expectativa de reunir 80 mil fiéis em Florianópolis – Foto: Divulgação
A tradição é a terceira maior manifestação de fé do país. Iniciada em 1766, segue mobilizando fiéis e fortalecendo a espiritualidade da comunidade. No sábado, a caminhada tem início na Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, descendo a rua Menino Deus, atravessando a avenida Mauro Ramos, seguindo pela rua Bulcão Viana, rua Tiradentes, subindo a Praça XV de Novembro até a Catedral Metropolitana.
Na tarde de domingo, as imagens sacras saem da Catedral Metropolitana e percorrem a rua Tenente Silveira, rua Deodoro, passando pelo Largo da Alfândega e subindo novamente a Praça XV de Novembro até a Catedral. Neste ponto, acontece o tradicional Sermão do Encontro, onde as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores se encontram na praça.
Em seguida, seguem juntas para a Capela Menino Deus, onde a imagem faz um giro de 360 graus para se despedir da cidade antes de retornar para sua casa. Para o prefeito da capital catarinense, Topázio Neto, a procissão do Senhor dos Passos é parte da cultura da cidade.

Procissão Senhor dos Passos de 2024 reuniu mais de 60 mil fiéis em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND
“Este é um evento que reforça a identidade cultural e histórica da nossa cidade, além de mobilizar milhares de fiéis em um momento comum de muita fé e reflexão”, afirmou.
Imagem apresentada na procissão do Senhor dos Passos tem mais de 200 anos
A imagem do Senhor dos Passos, usada na procissão, foi esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas e, inicialmente, estava destinada a uma igreja no Rio Grande do Sul. No entanto, em 1764, o barco que a transportava parou em Florianópolis e, após três tentativas frustradas de seguir viagem devido a tempestades, a tripulação interpretou o ocorrido como um sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade.
Desde então, a imagem passou a ser venerada e, em 1766, foi realizada a primeira procissão do Senhor dos Passos. “A procissão do Senhor dos Passos vai além da tradição religiosa, pois também movimenta a cidade, trazendo impacto cultural, social e até turístico. É um momento em que Florianópolis se transforma, recebendo fiéis de diversas regiões que vêm renovar sua fé e vivenciar essa celebração tão significativa”, complementa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi.

Procissão do Senhor dos Passos é promovida todos os anos na Capital pela Irmandade. – Foto: Flavio Tin/Arquivo/ND
A celebração tem realização da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, Imperial Hospital de Caridade, Fundação Senhor dos Passos e da Arquidiocese de Florianópolis. Conta com o apoio cultural do Koerich, Hospital Baía Sul, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Programação
Sábado
- 7h30: missa e procissão do Carregador
- 17h: missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
- 20h: transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis
Domingo
- 9h30: missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
- 16h: procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis