

Tradição em movimento: oficinas gratuitas mantêm vivas as raízes culturais de Florianópolis – Foto: PMF/Divulgação
Em Florianópolis, fé, folclore e história caminham lado a lado — não estão apenas nas memórias dos antigos, mas presentes no dia a dia, nas ruas, muros e prédios, e nas festas que resgatam a cultura da Capital. Agora, as tradições que moldaram a identidade da cidade podem ser vivenciadas na prática por quem quiser aprender e manter vivos estes costumes. O projeto Tradição Cultural, lançado no último dia 21, está com inscrições abertas para oficinas gratuitas que valorizam os saberes populares do município.
Com oficinas gratuitas voltadas a práticas culturais tradicionais como a construção de tambor de folia, formação de foliões do Divino e Terno de Reis, tocadores de Boi de Mamão, além de oficinas de renda de bilro e crivo, a iniciativa pretende garantir que os conhecimentos populares centenários sejam perpetuados pelas novas gerações.
“Florianópolis tem uma riqueza cultural imensa, e é nosso dever apoiar ações que garantam a continuidade dessas tradições. Com o projeto Tradição Cultural, estamos investindo não apenas na preservação do nosso patrimônio imaterial, mas também na valorização dos mestres e comunidades que compartilham esse conhecimento”, destaca o prefeito Topázio Neto.
Oficinas de renda de bilro e crivo: inscrições abertas!
As inscrições para as oficinas de renda de bilro estão abertas até o dia 27 de junho, pelo link bit.ly/tradicaocultural2025. As aulas começam na primeira semana de abril e acontecerão em oito locais diferentes da cidade: Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Ingleses, Rio Vermelho, Sambaqui, Centro e Continente. Cada turma terá dez vagas, totalizando 80 participantes.

Dos tambores de folia às rendas de bilro, projeto convida a população a aprender, praticar e preservar os costumes e saberes que construíram a identidade da Capital – Foto: PMF/Divulgação
Já a oficina de crivo será realizada no Centro Cultural Silveira de Souza, no Centro, com dez vagas disponíveis. Ambas acontecem de abril a junho de 2025, com duração de dez semanas e uma aula semanal de duas horas.
Tambores e tradições populares
A partir de abril, também terão início as oficinas voltadas às manifestações populares: construção de tambor, formação de foliões do Divino, Terno de Reis e tocadores de Boi de Mamão. Serão dez vagas para construção de tambor e 40 vagas para formação de foliões e tocadores, com atividades nas comunidades da Caeira da Barra do Sul e do Campeche.
Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi, “o projeto é uma garantia de que saberes como esses continuem vivos. As oficinas oferecem oportunidades para que mais pessoas conheçam e se envolvam com práticas tão importantes para a identidade cultural da nossa cidade”, reforça ele.
Onde e quando serão oferecidas as oficinas
Renda de Bilro
- Campeche (Rua da Capela, 1347 – quintas, 14h às 16h)
- Pântano do Sul (Salão Paroquial – quintas, 14h às 16h),
- Ingleses (Vila Futebol Clube – terças, 14h às 16h)
- Lagoa da Conceição (Casarão Bento Silvério – terças, 14h às 16h)
- Rio Vermelho (Centro Cultural Mauro Costa – terças, 13h30 às 15h30)
- Sambaqui (Associação de Bairro de Sambaqui – terças, 14h às 16h)
- Coqueiros (Centro Cultural Continente – quintas, 14h às 16h)
- Centro (Centro Cultural Silveira de Souza – quartas, 14h às 16h)
Crivo
- Centro (Centro Cultural Silveira de Souza – quartas, 14h às 16h)
Inscreva-se, compartilhe e ajude a manter vivas as tradições que fazem de Florianópolis uma cidade culturalmente rica, diversa e cheia de memórias que merecem ser celebradas.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.