
Tradição da festa para assistir ao Oscar é realizada desde 2018 pelos irmãos Henrique e Lídia Ferr em Sorocaba (SP). Este ano, o evento terá mais de 200 convidados para torcer por ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres. Lídia e Henrique Ferr são irmãos de Sorocaba (SP) e sempre gostaram de arte e cinema
Reprodução/Instagram
O que antes era uma festa que reunia apenas familiares e amigos para assistir a uma das cerimônias mais aguardadas pelos cinéfilos – como são chamados os fãs de cinema – se tornou um evento aberto ao público com direito a tapete vermelho, paparazzi e até reprodução do cardápio oficial do Oscar.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conectados com a arte e o entretenimento desde a infância, os irmãos Henrique Ferr, de 26 anos, e Lídia Ferr, de 28, são de Sorocaba (SP) e começaram a promover suas próprias cerimônias do Oscar em 2018.
Além de “maratonar” todos os filmes, animações, curtas e documentários indicados, os irmãos traduzem o cardápio servido aos convidados da cerimônia e tentam adaptá-lo aos ingredientes encontrados no Brasil, a fim de ofertarem quitutes semelhantes aos do menu original da festa e fazerem com que os convidados, segundo eles, se sintam no evento original.
“Desde 2017 e 2018 a gente recebe o cardápio oficial, que é o mesmo menu de comidinhas que os atores e diretores comem lá na premiação mesmo. E aí, nessa coisa de assistir à premiação todo ano e gostar muito do Oscar, veio a ideia de recriar os pratos servidos lá. E a gente sempre faz isso, nos vestimos de gala e maratonamos 50 e tantos filmes”, conta Henrique.
“Nossos pais saíam para trabalhar e ficávamos sozinhos. Tivemos uma infância muito juntos e assistir filmes nos unia como irmãos. A festa virou uma representação disso. Por isso a gente foi tão resistente para abrir para o público”, acrescenta.
Irmãos de Sorocaba (SP) organizam festas para assistir ao Oscar desde 2018
Reprodução/Instagram
Ao g1, Lídia conta que a tradição inicialmente se baseava em ter um momento de descontração apenas para ela, o irmão e pessoas próximas, mas, após a repercussão do evento na internet, eles começaram a permitir que mais pessoas pudessem participar, com a contribuição de um valor para que eles pudessem conseguir arcar com as despesas e os ingredientes das receitas, que normalmente são bem caros e sofisticados.
“Foi muito especial abrir para o pessoal participar porque as pessoas, de certa forma, já participavam sem estarem fisicamente presentes. Acho que é algo da pandemia, da gente se sentir parte das coisas ainda que seja por meio de webcam ou uma live”, conta Lídia.
Irmãos de Sorocaba (SP) decidiram chamar mais pessoas para festa do Oscar após repercussão do evento online
Henrique Ferr/Arquivo pessoal
🍽️ ‘Barriga no fogão’ e pôsteres de cinemas 🎬
A intenção da festa, além de reunir pessoas que apreciam cinema, é proporcionar uma experiência cultural e “trazer um pouco de Los Angeles” para o Brasil, seja com as receitas, com roupas de gala e a ambientação improvisada de uma cerimônia.
“É muita ‘barriga no fogão’, desde as 8h fazendo algum guisado ou algo com alguma carne aí de nome que a gente pensava que não existia, e para finalizar tudo durante a cerimônia. Às vezes até pesquisando tutorial no YouTube para ver como prepara”, lembra Lídia.
Receitas feitas na festa do Oscar de irmãos de Sorocaba (SP) são adaptadas para ingredientes brasileiros
Henrique Ferr/Arquivo pessoal
A experiência, para os irmãos, também propõe um aprendizado cultural, no qual eles podem conhecer novos amigos, experimentar novos sabores e modos de preparo, e aprender inglês, ao traduzir os cardápios e acompanhar a apresentação.
“Recriamos uma versão da cerimônia para a gente poder participar também, para trazer um pouquinho de Los Angeles para cá. Uma coisa legal é que a gente sempre marca um dos chefes de cozinha responsável pelo menu do evento nas publicações na internet e ele sempre está lá curtindo a menção, porque o prato foi preparado em um fuso horário diferente do dele”, destaca Lídia.
Para se parecer com o Dolby Theatre, teatro onde o Oscar é realizado, parte da ambientação da festa dos irmãos cinéfilos é composta por estatuetas que simulam as originais e também por pôsteres dos filmes indicados nas paredes e nas mesas de quitutes. Este pôsteres, segundo Lídia, são adquiridos com cinemas que iriam descartar o material após a exibição.
“O rolê é engraçado, eu literalmente pego um dia ou dois. Eu moro em São Paulo agora, mas as festas eram sempre em Sorocaba, mas faço este ‘corre’ na capital porque há muitos cinemas de rua que entregam pôsteres e também exibem filmes do Oscar, que geralmente não passam em Sorocaba. Tiveram vezes que ganhamos alguns pôsteres que nem tinham nada a ver com o Oscar, mas levamos mesmo assim”, conta Henrique.
Irmãos de Sorocaba (SP) conseguem os pôsteres com cinemas que iriam descartar os materiais após a exibição
Henrique Ferr/Arquivo pessoal
🎞️ Cerimônia em São Paulo 🥂
Depois do sucesso dos últimos eventos e para embarcar na vibe de Copa do Mundo para torcer pelas três indicações brasileiras deste ano, os irmãos conseguiram o apoio de um teatro na capital paulista para realizar a maior festa do Oscar que já organizaram até agora.
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi indicado nas categorias de melhor filme de língua estrangeira e melhor filme. Fernanda Torres, protagonista do longa, foi indicada ao Oscar de melhor atriz.
Os ingressos para o evento em São Paulo, no Cinema Reserva Cultural, já se esgotaram, e a expectativa dos irmãos é receber mais de 250 pessoas para assistir ao Oscar neste domingo (2).
“Vai ter uma after party depois que acabar o Oscar. Vai ter um DJ lá e vamos curtir uma festa, com bolões, quizzes, sorteios e algumas atividades para que a gente distribua alguns brindes como livros que inspiraram os filmes e ingressos para o musical ‘Wicked'”, acrescenta Henrique.
Os quitutes desta edição incluem um tartar de filé mignon com crispes de tapioca com molho togarashi, salmão defumado e marinado, bolinhas de batata, massa e doces como eclair de chocolate amargo e panaccotta. Veja o cardápio adaptado:
Menu adaptado do Oscar 2025 que estará disponível no evento dos irmãos Ferr, de Sorocaba (SP), em São Paulo
Henrique Ferr/Arquivo pessoal
💚 Comemorar com a ‘Pikachu’ Fernanda Torres 💛
A torcida brasileira, como de costume, já está muito calorosa e engajada nas redes sociais fazendo campanha para “Ainda Estou Aqui” e a Pikachu – como é chamada por alguns fãs – Fernanda Torres.
Ao g1, os irmãos cinéfilos compartilharam suas expectativas para a premiação e como estão ansiosos para ouvir nomes brasileiros serem chamados para o palco.
Lídia e Henrique Ferr, de Sorocaba (SP), possuem um laço de irmãos marcado pela arte e pelo cinema
Henrique Ferr/Arquivo pessoal
“Eu já estou contando com pelo menos filme internacional, que a gente tem que levar. Mas, na hora que falarem que Fernanda Torres ganhou o Oscar de melhor atriz, eu não sei do que sou capaz”, brinca Lídia.
“Tem todo este emblema que é uma cerimônia de cinema que tem que ser vista no cinema. Nossa intenção é justamente ter a imagem perfeita da galera pulando e gritando loucamente, todo mundo junto nesta celebração de Copa do Mundo mesmo, para comemorar a vitória da Fernanda e do filme como um todo. Mas a única que eu tenho certeza é que a Fernanda vai ganhar”, finaliza Henrique.
Veja o trailer de ‘Ainda Estou Aqui’:
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
a