
Trecho só parte de fala do presidente em evento no início de 2023 e muda sentido original. Publicação engana ao mostrar fala descontextualizada de Lula
Imagem: g1
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confessando ter roubado recursos públicos. É #FAKE.
Selo fake
G1
🛑 O que tem o vídeo viral adulterado?
Publicado X em 17 de fevereiro de 2025, o conteúdo tem esta legenda: “Lula está assumindo que roubou do Brasil?”.
Ele exibe Lula em um evento público.
A fala atribuída ao presidente é a seguinte: “Mas muita gente achou que era impossível eu voltar à Presidência da República. Muita gente achou que era difícil. Aliás, muita gente achava que eu jamais ia voltar. Porque o político, quando quando rouba, ele submerge”.
⚠️ Por que a publicação é mentirosa?
O corte produzido para redes sociais omite a fala completa do presidente da República, alterando o seu sentido.
No vídeo original completo, de 19 de janeiro de 2023, Lula afirma depois que não se escondeu que e não aceitou as acusações de corrupção que pesavam contra ele, porque “tinha certeza de que os acusadores estavam mentindo” (leia mais abaixo).
A versão editada tem 20 segundos, e a original, 1 minuto.
Essa não foi a primeira vez que a peça fake aparece nas redes.
Publicações com o mesmo vídeo cortado – e uma legenda parecida (“Lula confessa que roubou e companheiros perdem a graça”) – vêm sendo compartilhadas desde o início do terceiro mandato do presidente, que começou em 2023.
▶️ Como foi feita a checagem?
Para identificar o vídeo original, o Fato ou Fake submeteu o arquivo postado no X à ferramenta InVid, que possibilita a segmentação do conteúdo em diversos frames (imagens estáticas).
Com as imagens geradas, foi possível realizar uma busca reversa no Google Lens, mecanismo que analisa as fotos e permite encontrar conteúdos correspondentes publicados anteriormente na internet.
Encontrou-se, assim, o vídeo original, que tem 1 minuto de duração e foi publicado, em 18 de janeiro de 2023, pela Rádio Bandeirantes em seu canal no YouTube.
A gravação ocorreu durante um evento no Palácio do Planalto em que Lula falou a sindicalistas sobre sua volta ao posto de presidente da República.
📢 Qual foi a fala completa de Lula?
“Mas muita gente achou que era impossível eu voltar à Presidência da República. Muita gente achou que era difícil. Aliás, muita gente achava que eu jamais ia voltar. Porque o político, quando rouba, ele submerge. Quando ele faz qualquer bobagem, que sai uma denúncia, ele já se esconde e fica escondido.”
“Eu, ao invés de me esconder, fui para cima dos acusadores, porque eu tinha a certeza que os acusadores estavam mentindo, e pude provar isso. Quando tentaram me convencer que era bom eu tentar fazer um acordo para voltar para a casa, com a tornozeleira, eu disse: ‘Eu não troco a minha dignidade pela minha liberdade e não coloco a tornozeleira, porque eu não sou pombo-correio’.”
“E foi graças a essa teimosia, e graças à ajuda de milhares de companheiros que ficaram na porta da Polícia Federal gritando ‘bom dia, boa tarde, boa noite, presidente’ durante 580 dias, e foi graças à coragem do povo brasileiro, que estou aqui hoje, no Palácio do Planalto, presidindo este país outra vez.”
Publicação engana ao atribuir fala com sentido alterado à Lula
Imagem: g1
Veja também
É #FATO: vídeo mostra ‘picolés’ de carros em rua com água congelada após inundação em Detroit
É #FATO: vídeo mostra ‘picolés de carros’ em rua com água congelada em Detroit
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)