
Sistema pode ser usado apenas em caso de colisões simples e sem vítimas, ou seja, apenas com danos materiais. Nos casos mais graves, o atendimento continua pelo acionamento via 190. Detran lança app para agilizar registros de acidentes sem vítimas
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) disponibilizou um novo sistema para facilitar o registro de acidentes de trânsito em Belém, rodovias estaduais e na BR-316 (do km 0 ao km 18).
De acordo com o órgão, o novo Sistema de Registro de Acidente de Trânsito (Sisdat) é uma ferramenta on-line que busca agilizar o atendimento de condutores envolvidos em ocorrência de baixa gravidade.
🚧 Atenção: o sistema pode ser usado apenas em caso de colisões simples e sem vítimas, ou seja, apenas com danos materiais.
Nos casos mais graves, o atendimento continua pelo acionamento via 190.
Passo a passo de como fazer o registro
Sistema pode ser acessado pelo próprio portal do Detran Pará.
Luciana Sousa / TV Liberal
Para registrar o acidente no novo sistema, os envolvidos devem acessar o portal do Detran, clicar na aba ‘Veículos’ e em seguida no link ‘Declaração de Acidente de Trânsito’.
Será permitido somente o registro de acidentes com data inferior a 30 dias corridos. Outra recomendação é registrar a ocorrência na delegacia de Polícia Civil e informar o número do registro no Sisdat.
Ao terminar de preencher o formulário e inserir as imagens solicitadas, o cidadão deverá fazer um breve relato do fato.
Por fim, o sistema vai finalizar o boletim de ocorrência e gerar o protocolo para acompanhamento do processo pelo próprio portal do Detran. O órgão tem o prazo de 10 úteis para analisar a ocorrência e, em caso de indeferimento, o interessado poderá realizar um novo registro com as correções solicitadas.
“No Sisdat, com poucos passos, o condutor faz o seu registro, substituindo o elaborado pessoalmente pelo agente de trânsito. Você ganha tempo, pois não precisa aguardar o levantamento de acidente de trânsito pelo agente”, reforçou o agente de fiscalização Mauro Gomes.
🚨 Segundo o Detran, o Sisdat não registra ocorrências que envolvam veículo de transporte de produtos, onde houve avaria ao compartimento de carga a granel, derramamento ou vazamento do produto, nem veículos públicos e que não tenham provocado dano ao meio ambiente ou ao patrimônio público.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.