
Dois óbitos foram registrados em vias da metrópole no mês passado, enquanto no mesmo período de 2024 ocorreram cinco. Veja detalhes dos acidentes fatais na região. ARQUIVO: Trânsito na Rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Depois de fechar 2024 como a segunda cidade do estado com maior proporção de mortes no trânsito por habitante, Piracicaba (SP) registrou o mês de janeiro menos letal em seis anos. Dois óbitos foram registrados em vias da metrópole no mês passado, enquanto no mesmo período de 2024 ocorreram cinco.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga SP) e mostram que o último mês de janeiro menos letal foi em 2019, quando ocorreu uma morte em vias da cidade. Veja no gráfico:
Mortes de pedestre e motociclista
As mortes na cidade no mês passado foram de um pedestre de 46 anos e de um motociclista de 40.
Em toda a região, foram 14 óbitos no período e a via com o maior número de registros foi a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), onde um acidente deixou dois mortos, em Cordeirópolis (SP), em 26 de janeiro.
Entre as 14 vítimas, 12 eram homens. A média de idade é de 44 anos. Metade das vítimas ocupava automóveis, enquanto quatro estavam em motos, uma em caminhão, uma em bicicleta e outra era pedestre. Em 12 dos casos, a vítima que não resistiu dirigia o veículo.
Ranking estadual
Apesar da redução do número de mortes em janeiro deste ano, se considerados os últimos 12 meses, Piracicaba continua como a segunda cidade do estado com a maior proporção de mortes por habitantes.
No período, a metrópole registrou 16 óbitos para cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Sorocaba, que registrou 18 óbitos para cada 100 mil moradores. Confira o ranking:
Prefeitura anunciou novos radares e realiza operações
Entre as medidas anunciadas recentemente pela Prefeitura de Piracicaba para aumentar a segurança no trânsito da cidade, está a instalação de 22 novos radares de fiscalização. Até o início deste mês, os equipamentos estavam em fase de implantação.
Além disso, a prefeitura deu início, neste mês, à Operação Ruído Tolerância Zero. Segundo a administração municipal, o objetivo da medida é aumentar a segurança no trânsito e evitar acidentes.
Nas blitze, são vistoriados escapamentos modificados, licenciamento, habilitação, mal estado de conservação dos veículos, entre outras possíveis irregularidades.
Operação de trânsito em avenida de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba