
PM Thomas Bruno Amaral Ribeiro, junto ao soldado Fogaça, ajudou gestante que entrou em trabalho de parto a caminho do hospital em Salto (SP). Bebê nasceu dentro da viatura. Bebê nasceu na madrugada de segunda-feira (24) em Salto (SP)
Polícia Militar/Divulgação
Um dos policiais militares que ajudou no nascimento de um bebê dentro da viatura da corporação, na madrugada de segunda-feira (24), em Salto (SP), contou ao g1 que esta foi a primeira vez que atendeu uma ocorrência de trabalho de parto.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A Polícia Militar foi acionada porque a família não havia conseguido uma ambulância. Segundo o policial Thomas Bruno Amaral Ribeiro, a mulher estava em trabalho de parto havia horas.
“Ela estava sentada na calçada da casa, acompanhada da irmã, e disse que estava em trabalho de parto havia cerca de cinco horas. Nós estávamos levando ela para o hospital municipal de Salto, quando ela disse que o bebê estava nascendo”, relata.
Os policiais decidiram, então, parar a viatura e finalizar o parto da gestante dentro do veículo.
“A gente teve que parar no meio do caminho, no meio do trajeto e fazer o parto. O encarregado de equipe, o soldado Fogaça, já estava com as luvas, pediu para ela se deitar e foi acalmando ela. Eu segurei uma iluminação para que ele conseguisse visualizar direito o bebê e a mãe, porque isso era de madrugada ainda, não tinha amanhecido”.
Os policiais ainda contaram com o apoio de outra equipe, que auxiliou no bloqueio da rua e na coordenação do trânsito.
“O bebê veio ao mundo às 5h03. Vimos que o bebê estava bem, a mãe também, graças a Deus. Todos apreensivos, mas felizes com aquele momento”, relembra o PM.
Bebê nasceu na viatura dos policiais militares em Salto (SP)
Polícia Militar/Divulgação
‘Muito gratificante’
O soldado Thomas é pai de uma bebê de nove meses. Ele entrou na corporação em 2019 e conta que esta foi a primeira vez que atendeu uma ocorrência de trabalho de parto. Para o PM, poder ser útil à população faz parte do dever da profissão.
“Deus nos capacitou, colocou a gente ali naquele momento para poder ajudar [mãe e filho], para que ele [bebê] viesse com segurança. Eu, como pai, fico muito feliz, né? É muito gratificante ajudar o próximo.”
O soldado explica que os agentes de segurança costumam receber treinamento mensal para poder prestar os primeiros socorros à vítimas em diversos tipos de situações.
“Dentre eles, está incluso o APH, que é o atendimento pré-hospitalar. Todos os alunos têm instrução com policiais que têm conhecimento na área, bombeiros que atuam diariamente no serviço de resgate, e, mensalmente ou semanalmente, a gente recebe uma atualização. O comando nosso baixa instruções de serviço para que sejam repassadas à tropa para sempre atualizar o policial, para ele melhor atender a população”, completa.
Thomas Amaral é pai de uma bebê de nove meses. Policial ajudou a fazer parto de gestante dentro de viatura da PM
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM