
A característica mais marcante do gigante gasoso desaparecerá temporariamente do ponto de vista da Terra em março.
Segundo a NASA, no dia 23 de março de 2025, os anéis de Saturno se tornarão praticamente invisíveis devido a um alinhamento peculiar.
O fenômeno, conhecido como uma ilusão de ótica, ocorre quando a Terra e Saturno se alinham de maneira que o lado mais fino dos anéis se volta para nós, tornando-os quase invisíveis.
Esse evento raro acontece durante o equinócio de Saturno, quando o Sol incide diretamente sobre o equador do planeta.
Enquanto a Terra completa uma volta em torno do Sol em um ano, Saturno leva quase 30 anos terrestres para fazer o mesmo percurso, resultando em equinócios muito menos frequentes.

O último equinócio de Saturno ocorreu em setembro de 2009, e o próximo está previsto para outubro de 2038. Entretanto, em 2032, o planeta estará posicionado de maneira ideal para que possamos ver seus anéis em toda sua glória.
Curiosidades sobre Saturno
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, com cerca de 120,5 mil km de diâmetro – quase 10 vezes maior que a Terra.
Seus anéis são formados por pedaços de gelo e rocha e, segundo informações da NASA, o gigante gasoso possui 53 luas conhecidas em sua órbita, além de outras 29 esperando confirmação da descoberta.