
De acordo com o órgão, o tempo instável ocorre devido a um sistema meteorológico estacionado próximo à costa do Sudeste. Maior intensidade e volume de chuva é esperado na Baixada Santista. Defesa Civil de SP alerta para chuvas no temporal
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas neste fim de semana na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Segundo o órgão o maior volume de chuva está previsto justamente para o litoral paulista.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O alerta é válido de sexta-feira (21) até domingo (23), e o tempo instável é causado por um sistema meteorológico estacionado próximo à costa do sudeste, o que pode provocar temporais, raios e rajadas de vento.
A Defesa Civil que os acumulados de chuva previstos na região variam de intensidade moderada a forte no Vale do Ribeira. Já a Baixada Santista se destaca em comparação com as demais regiões do estado, com previsão de maior intensidade e volume de chuva.
Orientações
➡️Evitar transitar por locais alagados;
➡️Ficar atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
➡️Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
➡️Acompanhar a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
➡️Evitar áreas de risco, como: encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;
➡️Manter-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
➡️Redobrar a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
➡️Limpar calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos;
➡️Em casos de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
➡️A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a acompanhar as atualizações nas redes oficiais e seguir todas as recomendações de segurança.
Chuvas na região
Litoral de SP tem os maiores acumulados de chuva no estado
Na terça-feira (18), um temporal provocou transtornos e prejuízos aos moradores do litoral de São Paulo. A região, mais uma vez, registrou os maiores volumes de chuva do estado em 24h. A Defesa Civil, inclusive, voltou a enviar mensagens de alerta severo aos celulares das pessoas.
Segundo a Defesa Civil estadual, Bertioga teve 169 mm de chuva em 12 horas, o maior acumulado do estado no período. Além de Bertioga, o órgão citou que as cidades de Santos, Guarujá e São Vicente apareceram no topo da lista de acumulados registrados no estado.
Imagens obtidas pelo g1 na ocasião mostram o rastro de destruição deixado pelo temporal, com ruas alagadas, árvores caídas, imóveis e veículos danificados (assista acima).
Já no início do mês, em 8 de fevereiro, uma forte chuva provocou pontos de alagamentos e estragos no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Os municípios de Jacupiranga, Pariquera-Açu e Juquiá foram os mais atingidos na região, registrando diversos pontos de alagamentos.
Em apenas uma hora, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi registrado um volume de 99,7 mm de chuva em Pariquera-Açu. Moradores, inclusive, utilizaram motos aquáticas na tentativa de auxiliar os afetados pela enchente.
Chuva de quase 100 mm em 1h deixa cidades do Vale do Ribeira (SP) debaixo d’água
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos