Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios afetados por rompimento de barragem no AP


Representantes do Governo Federal estiveram em Porto Grande neste sábado (15) para avaliar a situação. Rio Cupixi, com lama de garimpo onde barreira se rompeu no Amapá
GTA-AP/Divulgação
O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), reconheceu situação de emergência nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, no Amapá, em decorrência do colapso de uma barragem, que despejou grande quantidade de rejeito de mineração no rio Cupixi, na última terça-feira (11).
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, juntamente com representantes do governo estadual e municipal, esteve em Porto Grande neste sábado (15), para acompanhar a situação que afeta a região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A portaria com o reconhecimento de situação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União e a partir de agora, a prefeitura pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
Rompimento barragem
O despejo de rejeitos de mineração ocorreu na terça-feira (11) e afetou o rio Cupixi, Amapari e Araguari, mudando a coloração da água, assim que a barragem de um garimpo ilegal localizado em Pedra Branca do Amapari se rompeu.
Segundo informações da equipe técnica, a barragem está localizada a 180 quilômetros de Macapá e a situação preocupa a atividade pesqueira da região.
Veja também: Ribeirinhos temem falta de peixes após 4 dias do rompimento de barragem de garimpo ilegal no AP
A situação do rompimento da barragem está sendo monitorada pelo Governo Federal, que garante apoio para famílias afetadas.
“Por determinação do presidente Lula, seguimos, desde o primeiro momento, garantindo total apoio à prefeitura, ao governo do estado e, principalmente, às famílias afetadas. Não faltará ajuda humanitária”, explicou o ministro.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Barragem de garimpo ilegal se rompe, e lama invade rio em Porto Grande, no Amapá
Novas imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
Ação avalia mudança na cor de rio após rompimento de barragem no AP; há suspeita de contaminação
O que se sabe até agora sobre a barreira que rompeu no interior do Amapá
A ação deste sábado (15) contou com representantes da Defesa Civil Nacional, estadual, municipal e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O objetivo agora é desenvolver planos de trabalho com a Defesa Civil e investigar a causa da mudança na coloração da água do rio.
Novas imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
GTA/Divulgação
Investigação
A Polícia Científica do Amapá (PCA) informou na sexta-feira (14) que realizou coleta de amostras de água em Pedra Branca do Amapari. Polícias Civil e Federal abriram inquérito para investigar a causa e os responsáveis pelo dano ambiental.
Investigadores da Polícia Civil chegaram até o garimpo e ouviram trabalhadores, que informaram que a mudança nas águas aconteceu após o rompimento das barreiras de terra feitas para acumular os sedimentos provenientes da atividade garimpeira ilegal.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.