‘Tenho certeza que a Marina jamais será contra’, diz Lula sobre explorar petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas


Lula participa de entrevista à rádio do Pará.
Reprodução/ CanalGov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (14) ter “certeza” de que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não será contra a exploração de novos poços de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, no Norte do país, se houver liberação dos órgãos ambientais.
O tema opõe, desde o início do governo, órgãos ambientais como Ibama e Ministério do Meio Ambiente e instâncias ligadas à extração do óleo, como Petrobras e Ministério de Minas e Energia.
“Nós vamos explorar esse petróleo, vamos fazer pesquisa. Nós pagamos uma sonda, US$ 500 mil por dia, você acha pouco? E essa sonda está paralisada. Precisamos colocar ela para funcionar, para fazer pesquisa. Se não achar petróleo, tudo bem, vamos procurar em outro lugar. Mas se tiver, temos que saber como explorá-lo”, disse Lula em entrevista a uma rádio de Belém (PA).
Segundo Lula, o dinheiro vindo dessa exploração poderia ser utilizado para ter uma “política mais forte de fiscalização” do setor.
“Tenho certeza que a Marina [Silva] jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente. O que ela quer, não é ‘não fazer’, mas é ‘como fazer’. Isso é uma coisa que eu quero, ela quer e você quer. Como fazer para a gente não ser predatório com a nossa querida Amazônia. Por isso, acho que a gente vai fazer”, declarou Lula.
2023: a polêmica sobre a possibilidade de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas
Pressão para liberar pesquisa
Na quarta, Lula já tinha dito que quer explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas, no Amapá.
“Não é que eu vou mandar explorar [o petróleo], eu quero que ele seja explorado”, afirmou. “Agora, antes de explorar, nós temos que pesquisar”, completou Lula.
O presidente afirmou que há a previsão de uma reunião entre a Casa Civil e o Ibama na semana que vem para analisar a viabilidade da Petrobras começar esse trabalho.
O presidente chamou a demora do Ibama em conceder a licença de “lenga-lenga”.
“O que não dá é para a gente ficar nesse ‘lenga-lenga’. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo. […] A Petrobras é uma empresa responsável, tem a maior experiência de exploração em águas profundas, vamos cumprir todos os ritos necessários para que não cause nenhum estrago na natureza”, prosseguiu.
Lula volta a falar sobre exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas: ‘A gente vai ser muito responsável’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.