![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/20/c3/p7/20c3p7kkhkjq06rmxj4xhepzg.jpg)
O interesse dos brasileiros pelos doramas, produções audiovisuais da Coreia do Sul, está em alta. Uma pesquisa da Ecglobal revelou que quase 90% dos brasileiros consomem esses conteúdos, com 55% assistindo pelo menos uma vez por semana.
Os brasileiros mostram um interesse variado na onda coreana, incluindo séries, tecnologia, filmes, comida, beleza e cuidados com a pele, além da música.
Marco Victor, jornalista do Jornada Geek, acredita que “tivemos um fator muito grande envolvendo a globalização da indústria Coreana e Japonesa, e com isso aqui tivemos 2 pontos de influência. O primeiro deles, obviamente, envolve o K-pop, moda e culinária do país que começou a romper fronteiras”.
O jornalista também ressalta que “Round 6 tem uma certa participação neste cenário, já que se tornou um enorme sucesso em todo o mundo mesmo que não compartilhe os principais gêneros das produções que hoje fazem mais sucesso”.
![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/br/v7/pa/brv7pabo30bq55o1zwfe3xpkl.jpg)
Os doramas têm como grande foco o romance, mas ao longo do tempo, diversificaram-se para outros gêneros como terror, ficção e ação.
Diferente das novelas brasileiras, os doramas têm uma abordagem mais leve e um número menor de episódios. Como destaca Marco Victor, “produções do formato contam com bem menos episódios”.
A maioria dos brasileiros que consomem doramas preferem a versão dublada, enquanto alguns preferem legendada ou alternam entre as opções. Os principais motivos para escolher uma plataforma são a variedade de títulos, qualidade da legenda ou dublagem e produções originais.
A pesquisa da Ecglobal também revelou que, em 2025, 47% dos brasileiros pretendem participar de eventos relacionados à cultura sul-coreana, como festivais culturais, exposições, shows de K-pop e fan meetings.
O interesse não se limita às séries e eventos. Muitos brasileiros já compraram tecnologia, alimentos e cosméticos coreanos.