Avião tem princípio de incêndio e pousa de ‘barriga’ em Sorocaba

Avião particular faz pouso forçado em SorocabaReprodução/X

Um avião particular precisou fazer um pouso forçado na manhã desta segunda-feira (10), no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), após uma falha no trem de pouso. A aeronave, modelo Twin Commander 690D, fabricada em 1985, tocou a pista sem o apoio das rodas e deslizou por aproximadamente 500 metros até parar. Apesar do susto, os quatro ocupantes – piloto, copiloto e dois passageiros – saíram ilesos.

O voo partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. Durante a manobra de pouso, o sistema de trem de pouso não funcionou corretamente, obrigando o piloto a realizar o procedimento de emergência. Com o impacto, houve vazamento de combustível e um princípio de incêndio, rapidamente controlado pela equipe do aeroporto.

Veja vídeo

#BREAKING

Um avião turboélice Aero Commander 690D fez um pouso de barriga nesta manhã no Aeroporto de Sorocaba após uma falha no trem de pouso@OnDisasters pic.twitter.com/voXzcrjU1J

— AEROIN (@aero_in) February 10, 2025

O Aeroporto Estadual de Sorocaba precisou suspender as operações para a remoção da aeronave, reabrindo a pista por volta do meio-dia. De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tem dois motores turbo-hélice e capacidade para até nove passageiros. Ele pertence ao empresário João Noma, dono de uma concessionária Toyota em Maringá, mas não há confirmação se ele estava a bordo no momento do incidente.

Acidentes recorrentes

O incidente em Sorocaba ocorre poucos dias após dois graves acidentes aéreos. Na sexta-feira (7), um avião caiu na região da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. A aeronave atingiu veículos, pegou fogo e deixou mortos e feridos. O caso está sob investigação para apurar as causas do acidente.

Nos Estados Unidos, outro desastre ocorreu na quarta-feira (5), quando um avião comercial colidiu com um helicóptero militar nos arredores de Washington, D.C. A tragédia mobilizou equipes de resgate e deixou vítimas, além de provocar a suspensão de pousos e decolagens no Aeroporto Nacional Ronald Reagan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.