![](https://s2-g1.glbimg.com/SuayvvpxQ2ash4aoGW3RDMHqf18=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/V/jv5FJLQSaRlGtbCZOidg/geraldo.jpeg)
Profissional é o segundo titular nomeado para a pasta menos de 45 dias após o início da gestão municipal. Geraldo Pinho é anunciado como novo secretário municipal de Saúde em Natal
Divulgação
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), anunciou o médico Geraldo Pinho como novo secretário municipal de Saúde, na manhã desta segunda-feira (10).
O novo gestor da pasta foi recebido no Palácio Felipe Camarão e, em seguida, se dirigiu à Secretaria. Geraldo substitui Leidimar Murr, que foi exonerada do cargo no dia 29 de janeiro, menos de um mês depois de ter sido empossada para o cargo.
📳 Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Desde então, a pasta era comandada interinamente pela secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde Rayanne Araújo Costa, que também deverá sair da Secretaria para assumir outro trabalho, segundo confirmou a prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, Geraldo Pinho tem “amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Ele é formado em Medicina há quase 13 anos, com residência médica em Radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital do Servidor Público Estadual do Estado de São Paulo (IAMSPE) e com especialização em diagnóstico por imagem do sistema músculo esquelético no Hospital do Coração de SP (HCor).
O novo titular da SMS Natal já atuou em equipes de Saúde da Família (ESF) em três municípios (Canguaretama, lelmo Marinho e Jucurutu). Além disso, ocupou o cargo de diretor médico do Hospital Maternidade de Jucurutu e do Instituto de Radiologia.
Participou ainda do programa “Acelera”, idealizado pelo Governo de São Paulo, que tinha como foco a realização de exames e cirurgias diárias, inclusive de madrugada, para acelerar o atendimento e diminuir filas de espera.
Na política, Geraldo Pinho já foi candidato a vereador de Natal em duas ocasiões, em 2020, pelo PV, e nas eleições de 2024, pelo PP, mas ficou como suplente em ambas. Em 2022, foi candidato ao Senado pelo Podemos e não foi eleito.
Geraldo também já havia se candidato a cargos políticos em Pernambuco, onde nasceu, porém nunca exerceu cargo eletivo.
Essa é a segunda troca secretariado do prefeito Paulinho Freire, nomeado no dia 2 de janeiro. Antes, ele havia trocado a Danielle Mafra por Andreia Cristina Costa Dias de Viveiros, irmã do ex-prefeito Álvaro Dias, na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN