Com 1200 metros de extensão e diversas esculturas chamadas de espeleotemas, moldadas pela água, que de gota a gota cai do teto, as Grutas de Botuverá podem até parecer um cenário cinematográfico, mas, na verdade, são o principal atrativo turístico do município.
Conheça as Grutas de Botuverá
Com uma beleza extraordinária, a caverna se consagrou como a mais ornamentada do sul do país, com seu interior há inúmeros salões de até 20 metros de altura.
A estimativa é de que a “construção” do ponto turístico tenha começado há mais de 65 milhões de anos. Há mais de duas décadas, a prefeitura de Botuverá abriu as portas para receber e guiar visitantes para desbravar a cavidade.
Para oferecer uma infraestrutura completa, foi criado o Parque das Grutas, que conta com um pacote completo para a diversão em família. O espaço possui churrasqueiras, lanchonete e uma trilha que leva a uma cachoeira, que proporciona um banho durante o verão.
Por ser um ambiente atípico, o passeio na caverna pede cuidados essenciais para garantir a segurança dos visitantes. O uso do capacete é obrigatório, assim como os sapatos antiderrapantes.
A expedição, que dura cerca de 45 minutos, guia os turistas por três partes principais: o Salão das Orquídeas, que leva este nome por ter formações semelhantes a flores, o caminho do lago, e o acesso aos demais espaços, onde estão os salões da Galeria do Presépio, dos Altares, dos Candelabros, do Púlpito e da Pequena Imagem.